30 novembro, 2015

Governo lança campanha ‘Dezembro Vermelho’ durante a 3ª Conferência de Juventude

Abertura da Conferência teve a presença da secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães. Fotos: Gilson Teixeira/Secom 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), lançou neste domingo (29), durante a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, a Campanha ‘Dezembro Vermelho’, que tem como objetivo reforçar as ações de diagnóstico e tratamento das DSTs/Aids. A ação ocorreu no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A ação reforça o compromisso do Governo Flávio Dino com a atenção à saúde da população maranhense, com foco na defesa e promoção da vida, compondo o Programa Integrado de Prevenção das Vulnerabilidades e Promoção da Saúde para a Juventude, desenvolvido pela Seejuv.

O mês de dezembro será dedicado ao alerta para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, tendo como alvo prioritário os jovens. O trabalho de mobilização para ações de prevenção à saúde foi iniciado em outubro com ações de prevenção do câncer de mama, que teve como alvo principal as mulheres; seguido pelo mês de novembro com ações de prevenção do câncer de próstata, onde o alvo foi o público masculino a partir dos 45 anos; e agora o foco das ações de saúde são os jovens.


De acordo com o chefe do Departamento de Atenção às DSTs/Aids, da SES, Orlando Frazão, a escolha da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude como local de anúncio da campanha ‘Dezembro Vermelho’, foi pensado por ser a juventude, o público alvo da ação. “É preciso falar sobre a sexualidade comparável com a HIV, pois a Aids é uma realidade que está perto de cada um de nós. Sem prevenção e sem informação podemos contrair o HIV. Diante disso, assumimos o compromisso com a juventude do Maranhão, de juntos lutarmos no combate a esta epidemia que está atingindo adolescentes e jovens do nosso estado”.

A programação do ‘Dezembro Vermelho’ envolverá atividades como palestras, distribuição de materiais de prevenção e de informação, com atuação em espaços como hospitais, postos de saúde e escolas, em todo o estado.

A secretária de Juventude, Tatiana Pereira, informou que a campanha tem foco nos jovens, porque, segundo os dados, são eles que estão mais expostos às DSTs/Aids. “A campanha ‘Dezembro Vermelho’ tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a juventude maranhense sobre questões de saúde, particularmente sobre as DSTs/Aids, que ainda apresentam altos índices de casos no nosso estado. A exemplo disso, em São Luís, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2013 do Ministério da Saúde, em sete anos, de 2007 a 2013, houve um aumento de 196% na incidência de casos de Aids”, explicou.
Secretária Tatiana Pereira destacou a importância da sensibilização dos jovens para ações preventivas de saúde.
Secretária Tatiana Pereira destacou a importância da sensibilização dos jovens para ações preventivas de saúde.

Para sensibilizar os jovens sobre a importância da prevenção, a campanha tem como tema ‘Viver com Aids é possível, mas é melhor viver sem. Previna-se’. O presidente da Liga Acadêmica de Prevenção às DSTs/Aids (LAPDHS), Jadilson Neto, informou que o tema mais incisivo está relacionado ao aumento dos registros da doença: “Por isso a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids está adentrando este espaço, na Conferência Estadual de Juventude, onde está nosso público-alvo, e também não esquecendo que precisamos fortalecer o tratamento, desafio do Ministério da Saúde”. Os dados dos últimos boletins epidemiológicos de HIV do Ministério da Saúde mostram crescimento da epidemia entre jovens de 15 a 29 anos na última década.

Conferência Estadual de Juventude está mobilizando jovens maranhenses de 80 municípios.
Conferência Estadual de Juventude está mobilizando jovens maranhenses de 80 municípios.
3ª ConfJuvMA

Para ampliar o espaço democrático para as discussões das políticas públicas de juventude e o diálogo entre o Governo Flávio Dino e os jovens maranhenses, está sendo realizada neste domingo (29) e na segunda-feira (30), a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude (3ª ConfJuvMA).

O evento está ocorrendo no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus do Bacanga, com a participação de mais de 700 jovens, representando mais de 80 municípios. Durante a solenidade de abertura no domingo, esteve presente a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães.

A 3ª ConfJuvMA conta com grupos temáticos com discussões sobre os 11 eixos de direitos do Estatuto da Juventude, plenárias livres e atividades culturais. Paralelo às atividades da conferência, vários serviços serão oferecidos às juventudes através da ‘Cidade da Juventude’, que consistirá em um conjunto de vários estandes de órgãos públicos, como o Viva Cidadão, com a emissão de documentos; o Tribunal Regional Eleitoral, com informações sobre alistamento eleitoral; a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), com informações sobre vagas de estágio e emprego; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário