20 agosto, 2013

Valéria Macedo solicita abastecimento d’água e reforma de hospital


A deputada Valéria Macedo (PDT) apresentou na Assembleia Indicação à governadora do Estado, Roseana Sarney, solicitando a implantação de um sistema simplificado de abastecimento d’água (poço artesiano) no assentamento Belém, no município de Senador La Rocque.

A deputada explicou que se trata de um assentamento com cerca de 50 famílias sem nenhum sistema de abastecimento de água potável para consumo e higiene dos moradores. Em vista disso, a população é obrigada a utilizar água de rios, açudes e cacimbas sem o tratamento adequado, colocando a saúde pública em constante risco. A mesma solicitação e com os mesmos argumentos foi feita para a Vila Santa Luzia, também em senador La Rocque, e deve beneficiar bairros circunvizinhos como Vila Alice Nunes, Vila Cury Rad e Vila Ismael, vindo a propiciar melhora relevante nas condições de vida e saúde da população.

Uma terceira Indicação da deputada Valéria Macedo foi encaminhada, conjuntamente, à governadora do Estado, Roseana Sarney e ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Ela solicita a reforma do Hospital São Jorge no município de Governador Edison Lobão.

Explica Valéria Macedo que a reforma deste hospital, bem como a aquisição de novos equipamentos hospitalares, irá beneficiar uma população estimada em 16 mil habitantes, propiciando melhor atendimento de saúde aos moradores do município, uma vez que os pacientes são atendidos de forma precária. Os enfermos em condições mais graves estão sendo transferidos para os hospitais de Porto Franco e Imperatriz com deslocamentos em condições inadequadas para os doentes, que causam muita dor aos familiares e resultam em perdas de vidas que poderiam ser evitadas.

Valéria Macedo está solicitando, também para o município de Edison Lobão, a aquisição de uma ambulância. Ela considera que a falta de uma ambulância para transporte de pacientes até a sede do município para tratamento de saúde e urgência médica ou, em casos mais graves, para os municípios de Porto Franco e Imperatriz, é um grave problema para os moradores, aumentando o risco de óbitos, já que o município possui um único hospital e com graves problemas estruturais. Segundo a deputada, as ambulâncias existentes em Edison Lobão encontram-se completamente sucateadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário