13 agosto, 2013

Deputado Simplício Araújo cobra explicações de empréstimos realizados pelo governo do Maranhão





O deputado federal Simplício Araújo (PPS-MA) cobrou, em discurso na tribuna da Câmara, realizado nesta segunda-feira (12), explicações da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, sobre empréstimos realizados pelo estado de quase seis bilhões de reais. O parlamentar desafiou a base de apoio do governo estadual para que apresentasse comprovante de obra ou programa social realizado com os recursos. Para Araújo, a cassação de Roseana seria o maior presente que os maranhenses poderiam ter.

Simplício Araújo afirmou que, de 2009 até 2013, o governo estadual contraiu empréstimos internacionais que juntos somam quase seis bilhões de reais. O deputado destacou que o dinheiro não foi utilizado em investimentos sociais ou em obras necessárias para a população, mas sim, para compra de apoio político.  Ele lembrou que a oposição já solicitou informações sobre a utilização do dinheiro e que até hoje não teria recebido as devidas informações.

“Ela utilizou esses recursos para cooptar políticos do Maranhão, inclusive da então oposição. Diversos pedidos de esclarecimentos já foram apresentados e nenhum foi respondido. Quero dar conhecimento ao país que lá no Maranhão, enquanto a Roseana faz empréstimos, o estado é humilhado pela situação em que se encontra. Em apenas dois banheiros, a governadora gastou cerca de R$ 270 mil. Isso é absurdo”, disse.

Araújo fez um desafio à base de apoio da governadora para que apresentasse o comprovante de um único programa ou obra que tenha sido realizado com os recursos do empréstimo. Ele lembrou que apesar da grande soma de dinheiro, a sociedade maranhense vive em situação miserável.

O parlamentar adiantou que a sociedade maranhense irá às ruas cobrar respostas do governo estadual sobre as mazelas praticadas nos últimos anos. Para ele, a cassação de Roseana Sarney, que responde diversos processos, seria a maior justiça que poderia ser feita ao estado. “Espero que a justiça tenha a mesma celeridade que teve ao cassar, de forma vergonhosa, o ex-governador Jackson Lagos (PDT-MA). Ele foi covardemente arrancado do poder com dossiês forjados por essa oligarquia, uma das piores do país”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Simplício Araújo se mostrou solidário ao deputado federal Domingos Dutra (sem partido), por sua decisão de se desfiliar do PT. Ele lembrou que o Partido dos Trabalhadores já teve papel importante na oposição do estado, mas que hoje estaria nas mãos da família Sarney.

Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário