25 agosto, 2013

Governo do Estado lança campanha de combate às drogas o 'Maranhão sem Drogas' em Barra do Corda



Já vai longe o tempo em que as drogas eram um problema restrito às grandes e médias cidades brasileiras. Hoje, mais do que nunca, os entorpecentes infiltram-se nas pequenas cidades e, assim como em todos os lugares, deixa, atrás de si, um rastro de morte e violência.

Visando combater esse quadro pernicioso, o município de Barra do Corda, deu um passo à frente e lançou, hoje, uma campanha de conscientização com o intuito de alertar sobre a importância da prevenção ao uso de drogas. A iniciativa é da Governo do Estado, e o município constando como o 4º mais violento não pode ficar de fora.

Solenidade nesta sexta-feira (23) marcou o lançamento do programa estadual e o municipal simultaneamente “Maranhão sem Drogas”, e “Barra do Corda sem Drogas”, estiveram presentes a solenidade o Prefeito Eric Costa, o Secretário de Assuntos Estratégicos do Governo do estado Alberto Franco, o representante da Defensoria Pública Promotor Jorge Luís, o Presidente da Câmara de vereadores Gil Lopes acompanhado de vários outros vereadores, secretários municipais, representantes da Polícia Militar e Polícia Civil e sociedade em geral, cerca de 2000 pessoas estiveram presentes ao evento.


Com o slogan “Não experimentar é o melhor remédio”, foi lançado, o Programa Maranhão sem Drogas, que busca enfatiza a prevenção como caminho a ser seguido para uma política, em longo prazo, de combate ao uso e ao tráfico de drogas.

O Prefeito Eric Costa ressaltou a importância do programa como fundamental para preservar a vida das crianças, dos jovens, das famílias. “é de suma importância que  toda sociedade barra-cordense atue nessa luta do combate às drogas. Essa epidemia tem se espalhado por todo Brasil e vem acabando com milhares de vidas. O Maranhão sem Drogas se sustenta no esforço conjunto da família, escola e comunidade” e nós em Barra do Corda não faremos diferente construímos um projeto juntamente com os jovens estamos trabalhando e iremos executá-lo constantemente e incansavelmente, vamos conhecer o nosso adversários e o primordial é a prevenção, é o diálogo só assim juntos iremos salvar várias vidas em nossa cidade”, ressaltou o Prefeito Eric Costa.

O “Maranhão Sem Drogas” é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Estado de Assuntos Estratégicos (SEAE) representada pelo seu secretário Alberto Franco e objetiva a redução do uso, tráfico e danos causados pelas drogas pautadas em três pilares: a família, a escola e a comunidade. “Ações como essa é mais importante do que a inauguração de uma obra colossal, e de uma grandeza espetacular a preocupação do Prefeito Eric Costa com a população de Barra do Corda,cada um de nós temos que ser disseminadores da prevenção e só conseguiremos através da informação, da educação e do diálogo, juntos venceremos essa batalha”. Relatou o Secretário Alberto Franco.



O secretário ainda colocou que de acordo com dados apresentados durante o lançamento, 20% dos casos de evasão escolar estão relacionados ao uso das drogas. Das mais de 160 mil denúncias cadastradas no Disque-Denúncia, quase 36 mil relatam Substâncias Entorpecentes; Tráfico ou Consumo de Drogas.  Merla e crack são as mais relatadas, totalizando 33% e 30%, respectivamente.

Com base nessas estatísticas de consumo e tráfico de drogas, a Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos (Seae) elaborou o plano que tem enfoque na prevenção. Atualmente, de acordo com os dados da Seae, as estatísticas demonstram que 92% da incidência de violência se relacionam ao consumo e ao tráfico de drogas, a meta é reduzir esse valor para 50%, e 20% da evasão escolar, também, diz respeito a esse problema, a expectativa é que esse número seja reduzido para 5%, até 2015. Ainda conforme as estatísticas criminais a cada 10 usuários de drogas 6 se tornam criminosos por cauda do vício. O objetivo da frente de combate ao crack não é apenas a repressão e o combate ao tráfico, mas é  a prevenção ao consumo da droga.

O programa “Maranhão sem Drogas” será operacionalizado com ações continuadas atuando por meio de alternativas para ressocializar os usuários. A estratégia é integrar as iniciativas das Secretarias de Estado diretamente envolvidas no processo e os municípios, isso porque o problema relacionado ao consumo de crack está atingindo diversas cidades maranhenses. Para alcançar essa meta, serão ampliadas várias ações de medidas de enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e abuso de drogas, sobretudo o crack.

A proposta é o trabalho competente, criativo e parceiro para assegurar que a vida vai prevalecer sobre esses males que assolam as cidades brasileiras. Tem que haver uma parceria do Governo do Maranhão, Governo de Barra do Corda, entidades e sociedade civil para enfrentar um dos mais graves flagelos da vida contemporânea: a luta contra as drogas.

ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário