27 agosto, 2013

Valéria saúda Dia do Psicólogo e defende aprovação da PEC 300


A deputada Valéria Macedo parabenizou os psicólogos e psicólogas do Maranhão e de todo o Brasil, na manhã desta terça-feira (27), da tribuna da Assembleia Legislativa, pela passagem do dia desses profissionais. A deputada classificou os psicólogos como profissionais muito importantes para todas as instâncias da atuação profissional, quer seja na saúde, educação, assistência social e outras profissões. Para Valéria, os psicólogos devem ser destacados como profissionais de grande valia para o desenvolvimento e prestação de serviços à saúde do povo.

A deputada se referiu também ao que tratou como “uma quadra particularmente complicada da política brasileira e maranhense”. Conforme ela, os protestos de julho na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro e praticamente todas as cidades do Brasil, inclusive São Luís e Imperatriz e outras cidades do Maranhão, indicam claramente a insatisfação da população com os serviços públicos prestados pelo estado e por alguns municípios. Acredita Valéria Macedo que as demandas da sociedade são múltiplas, complexas e não há soluções simples. “Essa quadra demanda dedicação da classe política a muita responsabilidade”, disse e acrescentou que a população quer soluções para problemas na área da saúde pública, da educação, da segurança pública, de infraestrutura, de logística e de mobilidade urbana.

PEC 300

Autora de uma Moção de apoio à Proposta de Emenda Constitucional 300, referente ao piso nacional dos policiais, a deputada afirmou que a segurança pública é um setor que exige solução urgente, pois segundo dados do Mapa da Violência de 2013 a taxa de homicídios na população brasileira era de 24,3 por 100 mil habitantes e saltou para 27,1 em 2011. “É o maior índice entre os 12 países mais populosos do mundo, quase quatro vezes maior que o do Paquistão”, registrou.

Na opinião da deputada, para fazer frente à demanda por segurança pública é necessário aumentar o efetivo das polícias e cuidar da carreira dos policiais militares com mais distinção. “Nesse sentido, apresentei a moção de apoio à PEC 300 que depende de segunda apreciação da Câmara dos Deputados. Com uma contrapartida do governo federal é perfeitamente possível equiparar em todo o país as carreiras dos policiais militares à PM e Corpo de Bombeiros de Brasília”, defendeu.

Entende Valéria Macedo que ao longo de décadas os militares tiveram seus direitos suprimidos, uma vida regrada e limitada. Acha que a proximidade da votação desta PEC no Congresso Nacional é a oportunidade de refazer parte desse grande equívoco. Para Valéria, a PEC 300 é a realização de um sonho de reconhecimento profissional, uma vez que concede uma remuneração justa e proporcional àqueles que diuturnamente colocam suas vidas em risco para resguardar a ordem e a paz à população. E a desvalorização desse profissional, desta categoria, reflete em seu cotidiano familiar e social, uma vez que em alguns estados, a exemplo do Maranhão, suas carreiras foram comprometidas por não haver uma ascensão adequada, o que gera extrema insatisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário