07 agosto, 2013

Sociedade se mobiliza para cobrar mais segurança

 

Depois que Barra do Corda apareceu como a 4ª cidade mais violenta do estado do Maranhão num universo de 217 municípios, a "sociedade" decidiu se organizar para discutir ações na área da Segurança Pública. Na noite desta terça-feira, 6, aconteceu uma reunião para tratar do assunto. A reunião aconteceu no auditório da Associação Comercial de Barra do Corda, na Praça Maranhão Sobrinho, no Centro. O evento reuniu representantes de vários segmentos da sociedade das áreas: Conselho Tutelar, OAB/MA, Polícia Militar, Associação Comercial, Igreja Católica, Secretarias Municipais, Empresários, Estudantes, Professores entre outros. 

Alguns dos oradores foram perfeitos em suas posições ao se colocarem à disposição no combate a violência. O Pároco Frei Dorival foi sábio em suas palavras no quesito violência no trânsito. "Nestes anos que estou aqui em Barra do Corda quantas missas de corpo presente e missas de 7º dia eu tive de celebrar de jovens que partiram tão cedo e que tinham um futuro todo pela frente. Quantos jovens pilotam motocicletas nesta cidade e que se acidentam? Os responsáveis são os pais que dão esses veículos para seus filhos. Outro grande problema é o apadrinhamento, quando o veículo é apreendido já tem alguém que usa de sua influência para retirá-lo e tudo volta ao normal para voltarem a cometer os mesmos erros. Isso tem de acabar para o bem de todos. Basta, basta de perdermos nossos jovens", concluiu o Frade.

 

Para o Juiz aposentado Eurico Arruda tem se cobrar da justiça medidas que busquem melhorar a segurança na cidade. "Temos de levar para a justiça de  modo geral as demandas que venham proporcionar uma melhor qualidade na segurança. Minha esposa trabalha numa unidade de saúde e quando ele chega em casa me relata situações que nos preocupa a cada dia. Este é o meio, cobrar da justiça que sejam aplicadas as leis", disse o Dr. Eurico.
 
O secretário de educação do município, Valtermar Ribeiro, entende que polícia e sociedade devem caminhar juntas e com comprometimento. "Temos de elaborar as demandas que nos incomodam e cobrar que o cidadão cumpra as leis. As leis já existem o que está faltando é que sejam cumpridas. Se o problema é a prostituição infantil, acidentes no trânsito e homicídios, temos de cobrar o cumprimento das leis, e a sociedade tem papel importante neste processo", relatou o secretário.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Gil Lopes, é importante que todos possam se irmanar neste causa que é de todos. "Precisamos nos unir para que possamos amenizar o grave problema da violência em nossa cidade. Nossos jovens estão se perdendo para as drogas, precisamos resgatar essas pessoas. Precisamos caminharmos juntos para pedirmos um socorro maior", disse Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário