06 agosto, 2013

Faça ISETED e seja um profissional da Educação Física!

QUEM É O LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Conforme disposto nos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, o Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Física. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Física, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

AMBIENTES DE ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O Licenciado em Educação Física trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como clubes, academias de ginástica, clínicas, hospitais, hotéis e parques; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

ATRIBUIÇÕES DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

As funções a seguir discriminadas estão em conformidade com os artigos 1º, 2º e 13º da LDB que se referem à abrangência, finalidade e incumbências de todos os professores, direcionando-os para uma nova cultura profissional, já que não se restringem, somente à docência:

• Auxiliar o Projeto Educativo da escola em que atua;

• Zelar pelo desenvolvimento pessoal dos alunos, considerando aspectos éticos e de convívio social;

• Criar situações de aprendizagem para todos os alunos;

• Conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento;

• Gerir os trabalhos da classe;

• Propiciar e participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;

• Participar da comunidade profissional.

Um comentário:

  1. Caro blogueiro este instituto tem parceria para ofertar cursos de pedagogia?

    ResponderExcluir