28 maio, 2019

Fortaleza dos Nogueiras: destino que tem se tornado mais maduro e preparado para receber turistas


O Polo Turístico da Chapada das Mesas tem sido um dos territórios do estado que tem recebido massivamente um série de ações do Sebrae, considerando que a atividade turística é um dos segmentos predominantes que impactam no desenvolvimento econômico da região, sendo necessário trabalhar a atividade com a perspectiva do empreendedorismo. A cidade de Fortaleza dos Nogueiras é um dos municípios que tem recebido essas ações, que ainda concilia as atividades do comércio varejista e da agricultura familiar, com as ligadas ao turismo ecológico e de aventura.


Dentre empresários do trade está o jovem Jackson Agamenon, 28 anos, natural da cidade de Anadia, no estado de Alagoas, que chegou à Fortaleza dos Nogueiras em 2013 e se apaixonou pela pequena cidade de pouco mais de 12 mil habitantes, localizada ao sul do estado do Maranhão, região que compreende parte do Polo Turístico da Chapada das Mesas, um dos destinos mais procurados pelos turistas adeptos ao turismo de aventura e ecoturismo do Brasil.


Amante do ecoturismo e turismo de aventura, o jovem resolveu transformar a sua paixão em atividade profissional. Em 2018, procurou o Sebrae para ser orientado sobre formalização de empresas e assim nasceu a Agência Receptiva de Turismo Andorinhas, com sede em Fortaleza dos Nogueiras. Desde então, o Sebrae, tem realizado vários atendimentos ao microempreendedor.

Depois de formalizado, em setembro de 2018, Jackson precisou se capacitar para melhor atender os turistas que também começam a descobrir as belezas ecológicas e desejam explorar o turismo de aventura na cidade, que possui pontos ainda inexplorados e sem as adaptações necessárias para a comercialização de produtos. Nesse sentido e para garantir maior segurança a seus clientes, o empreendedor participou do curso de condutores de turismo, realizado pelo Sebrae e já em fevereiro de 2019, recebeu a capacitação de Técnicas Verticais de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), também realizada pelo Sebrae.


Durante as várias consultorias recebidas, o empreendedor Agamenon destacou a importância do Sebrae na sua construção como microempreendedor, assim como na criação da agência Andorinhas.

“O Sebrae abriu as portas pra mim, foi o ele que me proporcionou ter esse olhar empreendedor e investir da forma correta. Tenho procurado e realizado várias capacitações, o que tem me despertado como empreendedor e buscado realizar as propostas e desafios feitos através das instrutorias, para dar aos meus clientes maior segurança, promover o roteiro turístico da cidade que me acolheu tão hospitaleiramente e garantir o sucesso do meu negócio”, destacou Agamenon.


Fortaleza dos Nogueiras conta com a Sala do Empreendedor, fator que tem colaborado significativamente com o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI’s) no município, que conta com 233 formalizações desse porte.

“O Sebrae em parceria com a Secretaria de Turismo do município estão bem alinhados nesse sentido de oferecer a possibilidade de o MEI se adequar as normas e ter acesso a desenvolver capacitações e formalizar esses pequenos empreendedores que fazem parte do trade, o que também proporciona as estas empresas ficarem aptas a se cadastrarem no Ministério do Turismo, além de garantir mais segurança aos turistas que procuram aventura e também ampliando a divulgação do roteiro, tornando o destino conhecido nacionalmente”, frisou a gestora de projetos do Sebrae, Sandra Barcelos.

Por Ângela Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário