13 maio, 2019

RUBENS JÚNIOR | Diferente do Governo Federal, o Maranhão reforça investimentos diretos e indiretos na educação

Em recente entrevista, o deputado federal licenciado e secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão (Secid), Rubens Pereira Júnior, criticou a política de cortes adotada pelo Governo Federal. “Não há absurdo maior do que reduzir investimentos públicos na educação”, disse.
 Resultado de imagem para secretario rubens junior
Para ele, a linha que o governo Jair Bolsonaro adota, de cortar o orçamento das universidades federais, dos institutos federais, além das bolsas de pesquisa, infelizmente trarão prejuízos a longo prazo para todo o Brasil. Rubens Júnior destacou, também, que no Maranhão, o governo Flávio Dino faz o caminho inverso, ou seja, prioriza os investimentos diretos e indiretos na educação. “Há uma determinação do governador para que todas as políticas públicas sejam interconectados com políticas educacionais”, disse.
O secretário utilizou como exemplo o programa Cheque Minha Casa, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secid. O que é um programa habitacional também se torna uma ação com efeitos educacionais. “A iniciativa oferece, para famílias de baixa renda, o valor de R$ 5 mil em materiais de construção. Mas para ter acesso ao benefício, os pais precisam apresentar o comprovante de matrícula dos seus filhos. É necessário garantir que as crianças estejam frequentando as salas de aula”, explicou.
Rubens Júnior defendeu, ainda, que o caminho certo é priorizar os livros, a educação. “É isso que vai garantir um povo educado, com consciência política, com melhores escolhas. Este é o caminho que vai garantir o saldo de crescimento que o país precisa”.
Ainda sobre a gestão do governador Flávio Dino no Maranhão, o deputado licenciado lembrou que mesmo que haja dificuldades de orçamento, a educação nunca deixou de ter prioridade. “Nós criamos uma nova universidade, que é a UemaSul; criamos o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), com 49 unidades espalhadas pelo estado; e hoje o Estado do Maranhão tem o maior salário para professores em início de carreira com licenciatura plena e jornada de 40 horas semanais, com pagamentos em dia, sem atrasos e sem parcelamentos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário