11 março, 2015

Mutirão ‘Mais IDH’ leva cidadania a Jenipapo dos Vieiras


Aos 48 anos, o índio Viano Guajajara teve acesso, pela primeira vez, à carteira de identidade. Morador da Aldeia Juruá, nas proximidades do município de Jenipapo dos Vieiras, na região central do Maranhão, Viano participou das ações disponibilizadas, nesta terça-feira (10), pelo Mutirão ‘Mais IDH’, que seguem até o próximo dia 20 em nove dos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Estado.
 
Viano Guajajara foi uma das 160 pessoas que estiveram na unidade móvel de atendimento do Mutirão ‘Mais IDH’ nos dois primeiros dias da ação. Foram oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª via), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de trabalho e antecedentes criminais. “Até agora eu só tinha certidão de nascimento. Agora vou tirar a minha careira de identidade”, contou Viano Guajajara.

O mutirão faz parte do Plano de Ação ‘Mais IDH’, lançado pelo governador Flávio Dino no ato de posse em 1º de janeiro, que visa promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, com políticas públicas que valorizem a diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental das regiões do estado.

A estudante Jacqueline Santiago, 17 anos, também participou da ação para tirar a carteira de identidade. Ela, que vai terminar o ensino médio no final deste ano, afirma que com o documento em mãos será possível conseguir um trabalho com carteira assinada, além de outras necessidades formais, como a inscrição em concursos.

“Todo jovem precisa e tem o direito de tirar a sua carteira de identidade. Isso faz com que nós nos tornemos cidadãos. Oferecer essa oportunidade aqui dentro da nossa cidade é muito bom. Vou me formar no final do ano e vai ser mais fácil conseguir um emprego já tendo a minha carteira de identidade”, pontuou Jacqueline.

O prefeito da cidade comemorou a chegada dos serviços à cidade e lembrou a atenção que o governador Flávio Dino está dando ao interior. “Todos os programas são muito bem vindos ao nosso município. Acredito que essa ação vai melhorar várias áreas do nosso município, como saúde, educação e assistência social”, destacou o prefeito de Jenipapo dos Vieiras, Gustavo Augusto Albuquerque.

A coordenadora adjunta de comunicação do Núcleo Estadual dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio do Programa das Nações Unidas (PNUD), Cricielle Muniz, destacou que o mutirão vai trazer benefício não só para os municípios participantes, mas também para o estado e o país.

“Quero parabenizar o governo do Estado por essa iniciativa. Sabemos que os indicadores desses municípios ainda estão muito baixos, mas com essas parcerias vamos conseguir melhorar e alcançar o nosso objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Cricielle Muniz.

Jenipapo dos Vieiras em números
 
O municípios de Jenipapo dos Vieiras ocupa a terceira posição dos piores índices de desenvolvimento humano no Maranhão (0,490). Um terço da população é indígena. Aproximadamente 83% da população vive na zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário