19 março, 2015

Governo empossa novos gestores regionais de educação


Dezoito gestores regionais e 12 diretores de educação das Unidades Regionais de Educação (UREs) foram empossados, nesta terça-feira (17), pelo Governo do Estado. A solenidade de posse dos novos gestores educacionais aconteceu no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e foi coordenada pelos secretários de Estado, Áurea Prazeres (Educação) e Márcio Jerry (Articulação Política), representando o governador Flávio Dino.

“Os gestores educacionais têm um papel fundamental para contribuir efetivamente na melhoria da qualidade da educação. Qualidade esta que é um sonho desejado por milhões de maranhenses e que pode se tornar realidade por meio da soma de esforços nossos e de todos os que fazem a educação no Estado”, apontou a Secretária Áurea Prazeres.

Depois de destacar o compromisso do governador Flávio Dino para elevar os indicadores educacionais do Maranhão, a secretária ressaltou a responsabilidade de cada gestor nesse processo. “Ao aceitar o desafio de lutar pela melhoria da educação, estamos assumindo responsabilidades: como gestor público educacional à frente da regional; na forma como vamos fazer essa gestão em prol da melhoria da gestão em sala de aula e em contribuir para que a política de governo realmente se efetive na sala de aula”, realçou.   

O secretário Márcio Jerry destacou que a escolha dos gestores foi feita com a participação de pessoas de todas as regiões do estado. “Vocês chegam aqui para além da responsabilidade que têm como gestores, chegam muito legitimados porque foram escolhidos não apenas verticalmente pelo governador, mas por pessoas do Maranhão inteiro que puderam dar sua opinião”, frisou, acrescentando que “é a primeira vez que o Maranhão experimenta um processo dessa natureza e é muito importante porque ele projeta para uma responsabilidade nossa, também, que é de agir sempre dialogando e isto é muito importante porque ninguém mudará o Maranhão sem diálogo, sem participação”.

Formação

Ainda nesta terça-feira (17), os novos gestores participaram de formação pedagógica administrativa e técnica oferecida pela Seduc. Além da apresentação da equipe técnica da secretaria, a capacitação teve objetivo de explanar o programa ‘Escola Digna’, que corresponde à Macro Política de Educação do Governo do Estado, implantada pelo governador Flávio Dino, com as diretrizes e metas para dar dignidade ao espaço escolar da rede pública para todos os cidadãos.

Além disso, foram discutidas diretrizes para o ano letivo 2015 e os indicadores sociais e econômicos de cada região. Na ocasião, os gestores das Ures também entregaram relatório situacional referente às escolas e demais unidades.

Gestores

A gestora da Ure Bacabal, Marilene Silva Gaioso, classificou o momento como histórico. “Vamos nos dedicar e não mediremos esforços, pelo compromisso com a educação pública de qualidade para que os índices da educação aumentem a partir deste momento, que é histórico para todos”, disse.

Para a gestora da Ure de Imperatriz, Rosejane Paula, o diálogo e a preocupação da gestão com a qualidade na educação merecem destaque. “Este é um momento em que a gente está discutindo a educação de uma forma macro, com pessoas que realmente tem um olhar humano e tem um olhar objetivo para que a gente possa alcançar de fato a nossa educação de qualidade. A gente percebe um alinhamento muito grande dessa estrutura que foi criada, desse novo modelo, desse novo momento, a gente só tem realmente a ganhar”, concluiu.

Segundo Gonzanilma Nunes Ferreira, da Ure de Viana, o momento é de grandes transformações. “Vamos ajudar nosso governador Flávio Dino e a secretária de Educação na luta pela melhoria dos indicadores educacionais de nosso Estado”, frisou.

“Estamos prontos para enfrentar o desafio. Vamos lutar para melhorar os indicadores educacionais e tirar o Maranhão das colocações ruins. Sou professor há 18 anos e gosto muito de trabalhar em prol da educação de nosso Estado”, observou Márcio da Silva Sampaio, gestor da Ure de Pedreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário