12 novembro, 2025

Idaspe Perdigão, ex-delegado de Tuntum, é reintegrado à Polícia Civil do Maranhão por decisão judicial

A juíza Sara Fernanda Gama, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública, determinou a reintegração do delegado da Polícia Civil do Maranhão, Idaspe Perdigão Freire Júnior, aos quadros da corporação. 

Contexto da Exoneração e Processo

Perdigão havia sido exonerado em 3 de julho de 2020, por ato do então governador Flávio Dino. A decisão ocorreu após ele responder a um processo administrativo disciplinar (PAD) por supostas irregularidades durante sua gestão como titular da delegacia de Esperantinópolis em 2017, período em que Jefferson Portela era o Secretário de Segurança Pública.

No curso da investigação, o delegado chegou a ser preso, posteriormente liberado e submetido a monitoramento eletrônico. Contudo, ele foi preso novamente por descumprimento da medida cautelar imposta pela justiça.

Fundamento da Reintegração

A sentença proferida pela magistrada de São Luís aponta a existência de vícios no decorrer do processo administrativo e cerceamento de defesa do delegado como motivos para anular a exoneração.

Com a decisão, o Estado do Maranhão tem o prazo de 30 dias para efetivar a reintegração de Idaspe Perdigão à sua função originária na Secretaria de Segurança Pública. A determinação judicial inclui também o pagamento de salários retroativos devidos desde o ano de 2020.

Via Deusimar Lobão

Nenhum comentário:

Postar um comentário