13 março, 2015

Deputada Valéria Macedo discute com governador demandas dos profissionais de Saúde


Na noite da última quinta-feira (12), a deputada Estadual Valéria Macedo, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Carlos Eduardo Castro, juntamente com profissionais da Saúde, estiveram reunidos com o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco e com o governador Flávio Dino (PCdoB). O objetivo da reunião era o de apresentar os problemas e sugestões para tentar mudar a situação e falta de condições adequadas para realização do trabalho.

Durante o encontro, representantes dos Conselhos de Saúde relataram para o governador e para o secretário a atual situação vivida pelos profissionais de Saúde que dificulta o bom atendimento ao paciente. Foram apresentadas, também, as principais demandas da categoria, entre elas as questões do reajuste salarial, a realização de concurso público e carga horária de 30 horas semanais, defendida pela deputada Valéria Macedo.

“Para oferecer saúde de qualidade e com dignidade para a população precisamos de condições de trabalho, medicamentos e instrumentos necessários. Avaliamos positivamente o posicionamento do governador e contamos com as providências prometidas”, disse Valéria relembrando a carta que o governador assinou quando ainda era candidato. A carta foi assinada no dia 20 de agosto de 2014 em uma reunião solicitada pela parlamentar.

Valéria Macedo destacou a importância de todos os profissionais da enfermagem, assim como técnicos e auxiliares. “Meu primeiro mandato deu voz à Saúde Pública e principalmente aos enfermeiros, aos técnicos, aos auxiliares e todos os profissionais da área”, afirmou a deputada.  

O secretário de Saúde, Marcos Pacheco, garantiu que as demandas reivindicadas tem total apoio dele enquanto gestor e que ele intermediará as negociações com o governador. Marcos Pacheco falou do compromisso que o atual governo tem com todos os servidores público do Estado do Maranhão e que dentro das possibilidades legais, esta gestão estará pleiteando as reivindicações com todas as categorias da saúde.

No final da reunião o governador falou da importância do diálogo entre entidades e governo e que a atual gestão está de portas abertas para receber os representantes das entidades classistas, sempre que necessário. Flávio Dino afirmou que tem o compromisso de garantir um Sistema Público de Saúde de qualidade para a população e que atenderá as reivindicações e cumprirá com as solicitações feitas em curto prazo. “Daqui a 45 dias iremos fazer uma nova reunião para apresentar algumas soluções a respeito da situação apresentada pelos presidentes e delegados dos Conselhos”, afirmou.

Para o presidente do Coren, Carlos Eduardo Castro, a reunião foi bastante produtiva e um ganho para a categoria, pois foram levadas a conhecimento do atual governo as demandas dos profissionais de enfermagem e de todos os conselhos de saúde que estiveram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário