03 março, 2015

Deputada Valéria Macedo pede instalação de Universidade na região das Chapadas das Mesas

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) encaminhou ao governo estadual, pedidos de criação e instalação de Centro de Ensino Superior da Universidade Estadual na região das Chapadas das Mesas, com sede em Porto Franco e Estreito.

Na indicação publicada no Diário da Assembleia desta segunda-feira (2), a criação da Universidade pretende beneficiar os municípios de Carolina, Feira Nova do Maranhão, Campestre do Maranhão, Lajeado Novo, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes, além de Porto Franco e Estreito. “Uma universidade naquela região irá beneficiar milhares de pessoas com cursos de nível superior ”, justificou.

O referido Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia ainda na legislatura passada, mas foi vetado pelo governador Flávio Dino com o argumento foi inconstitucionalidade.

Segundo informações que consta no Anteprojeto anexo a Indicação n°103/15, nenhum dos municípios que formam a região das Chapadas tem Campus da UEMA e Porto Franco apresenta atualmente condições favoráveis para receber a Unidade de Educação Superior.

De acordo com a Indicação n° 103/15, Porto Franco reúne boas condições para receber cursos como Engenharia Civil e Elétrica, Agronomia, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, dentre outros.

A indicação registra ainda que os custos de criação do polo de Porto Franco serão amenos já que o Estado conta com um imóvel em boas condições dependendo apenas de uma adequada reforma.

ESTREITO

Outra indicação feita pela deputada, também publicada no Diário da Assembleia desta segunda-feira é a criação da UEMA no município de Estreito. Conforme a justificativa, a criação da Universidade vai ajudar no desenvolvimento da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário