25 março, 2015

Governo avalia primeiros resultados do Plano de Ações ‘Mais IDH’


O Governo do Maranhão reuniu na tarde desta terça-feira (24) o Comitê Técnico do Plano de Ações ‘Mais IDH’, formado por membros das equipes técnicas das secretarias e órgãos que compõem o Comitê Gestor do plano. O encontro, realizado no Palácio dos Leões, teve o objetivo de avaliar os resultados das primeiras ações do ‘Mais IDH’ e promover maior articulação entre as atividades que estão sendo desenvolvidas nos municípios maranhenses de piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Entre os pontos positivos destacaram-se os 32 mil atendimentos na área da Saúde e 14 mil do Viva Cidadão. Também foram apresentadas as atividades desenvolvidas nas áreas de Segurança Alimentar, Desenvolvimento Social, Saneamento, Habitação, Educação e Agricultura Familiar.

Durante a reunião, o governador Flávio Dino destacou a relevância do Plano ‘Mais IDH’ para a mudança do atual cenário no qual se encontra o Maranhão. “O Programa ‘Mais IDH’ é prioridade máxima do governo. Essa avaliação de resultados é fundamental para o planejamento de novas atividades. Já iniciamos os trabalhos e o desafio agora é manter um fluxo contínuo de ações organizadas e articuladas. Dessa forma, teremos condições de promover a vida digna que todo maranhense merece”, afirmou.

A reunião também foi realizada com intuito de buscar soluções conjuntas para as possíveis dificuldades encontradas durante o desenvolvimento das atividades nos municípios. Durante o encontro, as secretarias apresentaram um resumo das primeiras ações, destacando o planejamento, a execução e os resultados obtidos nesse período. 

Na ocasião, os objetivos do Programa ‘Mais IDH’ foram reforçados pelo secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves. “O ‘Mais IDH’ é um Programa de Governo, pessoalmente acompanhado pelo governador Flávio Dino. A proposta dessa reunião é proporcionar uma interação maior entre as atividades que estão sendo realizadas, mantendo um diálogo com as equipes que estão desenvolvendo as ações nos municípios e, assim, propor em conjunto de novas atividades”, disse.

Durante o encontro, também foi apresentada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) a forma de monitoramento das ações que estão sendo desenvolvidas para que as atividades possam ser acompanhadas e os resultados avaliados constantemente. Para que as ações realizadas possam de fato focar no objetivo, que é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos municípios, reuniões com o Comitê Técnico serão realizadas regularmente.

Comitê Gestor

O Comitê Gestor do Plano de Ações ‘Mais IDH’ é presidido pelo governador Flávio Dino, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e formado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Articulação Política e Assuntos Federativos, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Trabalho e Econômica Solidária, Cidades e Desenvolvimento Urbano, Igualdade Racial, além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

O comitê é responsável por promover as políticas públicas articuladas de combate ao analfabetismo e a precarização das escolas públicas, fornecimento de água, habitação, geração de emprego e renda e produção na agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário