segunda-feira, 23 de março de 2015

Secretários criam fórum e pedem mais apoio à agricultura familiar do Nordeste


Depois de discutir os problemas, as boas experiências, os desafios para melhorar a vida no campo e criar um fórum de discussão permanente, secretários estaduais de Agricultura Familiar de estados do Nordeste construíram uma carta que foi encaminhada ao Governo Federal, com propostas para o desenvolvimento rural sustentável da região.

O secretário Adelmo Soares, titular da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), representou o Governo do Maranhão na ação, realizada nos dias 16 e 17 deste mês, em Fortaleza, com a participação de secretários dos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, além do Ceará e Maranhão.

“Foi a maior vitória da política para territórios, a criação do Fórum Regional de Secretários Estaduais de Agricultura Familiar. Os territórios ganharão força a partir dessa união”, ressalta Adelmo Soares.

Construir uma política de agricultura familiar que leve em consideração as especificidades nordestinas e que valorize o homem do campo é um dos grandes desafios que precisam ser enfrentados, segundo avaliação dos secretários.

O Fórum Regional de Secretários Estaduais da Agricultura Familiar será um espaço permanente e fundamental para articulação das ações que precisam ser desenvolvidas na região nos próximos anos.

Além de informar a iniciativa de criação do Fórum, no documento, os secretários apresentam, ao Governo Federal, os desafios para desenvolver a agricultura familiar como a solução dos problemas habitacionais nas áreas rurais, o fortalecimento da educação no campo, a regularização fundiária e o acesso à terra, questões energéticas e hídricas, tecnologias adequadas, assistência técnica e a oferta do crédito fundiário conforme as características da região.

Além da adequação da oferta de crédito, os secretários propõem também a disponibilidade de recursos do FGTS e de outras fontes de recursos para a agricultura familiar para a recuperação de áreas produtivas atingidas pelas estiagens.

Anater

Os secretários querem o funcionamento imediato da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), no Nordeste, estabelecendo um atendimento diferenciado para a região, propiciando assistência técnica rural que atue de forma sustentável e comprometida com a melhoria de vida das famílias assistidas.

Propõem ainda uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Fórum Regional de Secretários de Agricultura Familiar para formular políticas adequadas à realidade de cada estado.

Fazem parte do Fórum, o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares (MA); secretário de Desenvolvimento Rural, Dedé Teixeira (CE); secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, Esmeraldo Santos (SE); secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima (PI); secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Lenildo Moraes (PB), e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota (PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário