23 abril, 2014

SUPERINTENDENTE DO DNIT COMPROMETE-SE A RESOLVER PROBLEMAS NO PERÍMETRO URBANO DA BR 226 EM BARRA DO CORDA


Na sessão da câmara desta terça-feira (22), a Vereadora Nilda Barbalho (PV) fez um resumo da reunião que teve na semana passada, com o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, Gerardo Fernandes, em São Luís. O objetivo da reunião foi obter um posicionamento do DNIT em relação aos ofícios, de sua autoria, solicitando a construção de lombadas e redutores de velocidade no perímetro urbano da BR 226.

Durante a reunião, a Vereadora mostrou ao Superintendente os dados alarmantes dos acidentes ocorridos na cidade. Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Barra do Corda, no ano passado (2013) foram 636 acidentes registrados na Delegacia no perímetro urbano da BR, sendo 90 acidentes com somente danos materias, 496 acidentes com vítimas lesionadas e 50 acidentes com vítimas fatais. Ainda de acordo com os dados da Delegacia, nos três primeiros meses deste ano, já ocorreram 67 acidentes, sendo 22 com danos materiais, 35 com vítimas lesionadas e 10 com vítimas fatais. Estes números são apenas dos acidentes registrados na Delegacia, estão fora destas estatísticas os outros acidentes que acontecem e os condutores não registram boletim de ocorrência.


Nilda Barbalho também levou ao Superintendente, um arquivo impresso com notícias veiculadas nos blogs locais e jornais da capital, que, além das informações sobre os acidentes, mostravam as fotos das pessoas acidentadas. “Chamei a atenção dele principalmente para as fotos das pessoas, dos nossos Barra-Cordenses que morreram e estão morrendo nesta BR. Para que ele pudesse ver o que está acontecendo na cidade devido à falta de ações do DNIT”, declarou a Vereadora.

Após ouvir da Vereadora todas as informações, o Superintendente comprometeu-se, no prazo máximo de 60 dias, construir 04 lombadas nos locais onde acontecem o maior número de acidentes. E, no prazo máximo de 05 meses, instalar os redutores eletrônicos de velocidade. “Só não podemos fazer as lombadas e implantar os redutores de velocidade em um prazo menor, por estarmos finalizando um processo licitatório e um aditivo de contrato com a empresa responsável pela execução, que é a Consórcio Max Via - CBEMI. Mas, depois de termos o conhecimento da quantidade de acidentes que estão acontecendo neste trecho, vamos fazer o possível para implantar estas ações antes do prazo máximo. A partir de hoje, Barra do Corda será prioridade em nosso mapa de atividades”, explicou Gerardo Fernandes.

O Superintendente ainda complementou dizendo que não tinha conhecimento da quantidade de acidentes, e que já havia recebido alguns ofícios de outros vereadores da cidade solicitando lombadas para a região, mas não os tinha atendido ainda por desconhecer a gravidade do problema.

“Portanto, caros colegas, nós, desta casa, devemos correr atrás de soluções para os problemas da nossa cidade. Todos juntos!” exclamou a Vereadora.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário