10 abril, 2014

Sete pessoas estão sob suspeita de estar com o vírus H1N1 no Maranhão


Sete pessoas estão com suspeita de infecção pelo vírus H1N1, causador da Gripe A, no Maranhão. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (9), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemológica. A SES informou ainda que os pacientes notificados e que têm possibilidade de estarem infectados foram submetidos a exames, cujos resultados serão divulgados em até 15 dias.

"Parte dos resultados será divulgada pelo Laboratório Central do estado e a outra parte foi encaminhada para a cidade de Belém (PA). Todas as providências para dar suporte a essas pessoas estão sendo tomadas, inclusive o acompanhamento de perto, com tratamento adequado, a esses pacientes. Além destas sete pessoas, outras três também tinham possibilidade de estar infectadas, mas a suspeita foi descartada", disse Pallomma Christhine Pereira, responsável técnica da SES pela vigilância da influenza no Maranhão.

Ainda de acordo com Pallomma Christhine, quem está com algum sintoma característico da doença (febre, mal-estar, dor de cabeça, entre outros) deve procurar, de forma imediata, o posto de saúde mais próximo.

"Muita gente acha que, com base nesses sintomas, está apenas com uma gripe comum, e é aí que está o erro. Caso esteja com algum sintoma desse tipo, que se assemelha também, em alguns casos, a uma dengue, deve procurar um médico para, em seguida, confirmar ou, na maioria das vezes, descartar a suspeita de H1N1", disse.

A vacinação ainda é apontada por gestores da saúde como a forma mais eficaz de se combater determinadas enfermidades.

" É a partir dela que casos com certo grau evolutivo são resolvidos. Além disso, é uma ferramenta imunológica importante e uma garantia de que a pessoa não será atingida pelo vírus", disse Pallomma Christhine Pereira.

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário