27 abril, 2014

Flávio conversa com agricultores sobre incentivo à agricultura familiar‏

Pré-candidato conversa com federação de trabalhadores sobre criação de Secretaria de Agricultura Familiar



O pré-candidato ao governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB) defendeu, na manhã da quinta-feira (24), a criação da Secretaria da Agricultura Familiar. A proposta integra as 53 Propostas para um Maranhão com Desenvolvimento e Justiça Social e foi apresentada durante reunião do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Estado do Maranhão (Fetraf), realizada no Sítio Pirapora (Santo Antônio).

“A Secretaria de Agricultura Familiar, que consta na nossa proposta de governo, é o caminho de nova articulação das políticas públicas voltadas para o setor, de assistência técnica, de apoio à comercialização e para nós aumentarmos o orçamento destinado a esse segmento. Hoje, infelizmente, menos de 1% do orçamento do Estado é investido no apoio à agricultura familiar e precisamos mudar isso. Nosso compromisso de criar a Secretaria, conseguir os recursos necessários, fazer as parcerias para a agricultura de desenvolver possamos produzir mais alimentos e melhorar a vida dos maranhenses”, declarou Flávio Dino.

Ele destacou ainda que além de melhorar a produção de alimentos e produtos da agricultura familiar, o trabalho será realizado em outros setores, como a pesca e aquicultura, melhorar a renda dos maranhenses. “O desenvolvimento do Maranhão depende de nós multiplicarmos o investimento na agricultura familiar”, acredita. Flávio Dino defende que a melhoria da produção no campo contribuirá com o desenvolvimento do comércio e fixação de indústrias.


Também presente na reunião, o pré-candidato ao Senado pela oposição, Roberto Rocha (PSB) destacou que as propostas de reforço à agricultura familiar sugiram a partir do Movimento Diálogos pelo Maranhão, que já percorreu mais de 100 municípios. “Estamos ouvindo a sociedade há um ano, conhecendo as dificuldades dos municípios. A agricultura familiar é uma atividade extremamente importante para a economia, uma vez que o Maranhão tem 70% da população economicamente ativa voltada para o setor primário, sendo o maior estado rural do Brasil, com quase metade da população vivendo no campo. O Maranhão tem condições perfeitas de ser um grande produtor e a agricultura familiar é indispensável para o desenvolvimento do estado”, acredita.

O deputado federal, Domingos Dutra (SDD) criticou a falta de investimento do poder estadual no campo e defendeu a oferta de tecnologia para os trabalhadores do campo. “O Maranhão é um estado que os agricultores continuam utilizando facão e foice. Dos seis estados com babaçu, o Maranhão é o maior deles. É o único lugar com mais de 300 mil quebradeiras de coco, com 10 milhões de hectares, e que até hoje o estado não investiu em tecnologia para descobrir uma forma menos incômoda de quebrar o babaçu”, disse. Dutra destacou ainda a falta da oferta de água tratada e energia elétrica no campo.

Presidente da Fetraf, que reúne mais de 80 mil filiados nos 120 municípios em que está presente, Graça Amorim entregou um documento com 15 propostas dos agricultores familiares. “Ficamos satisfeitos por muitas das nossas contribuições já fazerem parte das propostas de Flávio Dino. É fundamental termos estradas vicinais para escoamento da produção, pois é uma dificuldade no Maranhão, um programa de capacitação dos agricultores e agricultoras familiares no processo de conhecimento, de investir em um programa de habitação rural. É necessário que o governo invista em um modelo que desenvolva a agricultura familiar no Maranhão”, disse, após entregar o documento ao pré-candidato a governador do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário