22 abril, 2014

Raimundo Cutrim critica Medida Provisória que propõe alterações na Polícia Militar

Vigora desde a última quarta-feira (16) a medida provisória nº 173, assinada pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que propõe alterações no tempo de permanência do posto de coronel da polícia militar, diminuindo de 8 para 5 anos e passando a ser de 35 anos o tempo de permanência no cargo. Além disso, determina a criação de mais quatro postos de coronel.

Apesar da medida ainda não ter chegado à Assembleia Legislativa para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado estadual Raimundo Cutrim (PC do B) adiantou o assunto e utilizou a tribuna na sessão plenária desta terça-feira (22) para fazer críticas ao governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública.

Cutrim disse que o ex-secretário Aluísio Mendes destruiu o sistema de segurança pública e tentou editar essa medida “Agora o Ricardo, seguindo o desastre do anterior,  conseguiu, criando quatro cargos para coronel. Nós temos o efetivo de sete mil e poucos homens, onde nós vamos colocar vinte e três coronéis?”, indagou.

Para Cutrim, a medida trata-se de uma lei inconstitucional. “Hoje, a média dos coronéis que vão aposentar nos proximos cinco anos é de 45 a 50 anos a idade, no máximo. Só no Maranhão que se vê um fato destes, querer aposentar um coronel com 45, 46 anos. Enquanto a compulsória para as Forças Armadas é de 66 anos para aposentar no caso dos generais do Exército e 64 anos para general de divisão, no Maranhão nós estamos aposentando coronéis com 45, 46 anos. Então, é uma medida inconstitucional”, assegurou.

O deputado acredita que a promoção de coronéis deve ser por antiguidade e merecimento. “Por que não promover também por antiguidade? Hoje em dia é só por merecimento, por tempo não tem, é só politicamente, indicados. Fizeram uma divisão de três ou quatro CPMs. Isso é uma vergonha para São Luís. Ali os Batalhões são comandados por tenentes-coronéis e estão fazendo seu trabalho. Colocar um coronel para comandar um tenente-coronel de um Batalhão é injusto. Realmente com essa criação, essa divisão é de quem não entende de polícia, é quem não entende de nada”, disse.

Sistema Penitenciário

O parlamentar também fez criticas ao sistema penitenciário do Maranhão repercutindo a última fuga envolvendo três presidiários. “A governadora perdeu o comando do Estado. A Secretaria de Segurança está jogada para as cobras, para as traças”, alertou.

Segundo ele, o índice de criminalidade no Estado está aumentando. “Só assalto a ônibus nesses dois dias, foram 11. Assassinatos e crimes nem se conta mais. Assaltos de todas as modalidades de crimes, ninguém nem fala mais nisto. Tudo é normal, ficou normal”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário