21 maio, 2015

Justiça determina 1ª promoção por bravura de um oficial da Polícia Militar do Maranhão

Major Nelson salvou um homem de dentro de um poço com gás


Por determinação da Justiça do Maranhão a PMMA tem o primeiro oficial promovido por bravura. O capitão PM Nelson, atualmente lotado no 9º Batalhão, no ano 2012 adentrou em um poço de 31 metros de profundidade para salvar um operário.


Na manhã de 31 de janeiro de 2012 uma terça-feira, o homem identificado como Moisés cavava manualmente um poço numa área do Residencial Alfaville nas proximidades do posto Almeida II, na cidade de Barra do Corda. Segundo informações, o homem, que estava cavando manualmente o buraco, teria ficado sem oxigênio, possivelmente por causa de algum gás no interior do poço, que tinha uma profundidade de 31 metros. A Polícia Militar e Samu foram acionados, os quais solicitaram ajuda da empresa Quercegem, que dispõe de um bombeiro civil, para resgatar o operário, porém as tentativas não tiveram êxito. Após a saída do Samu, a viatura da Força Tática da Polícia Militar chegou ao local sob o comando do Tenente Nelson, o qual ao ver a situação decidiu descer no poço para resgatar o trabalhador. Sem qualquer equipamento apropriado e torcendo em encontrar o operário ainda vivo, o oficial adentrou ao poço e conseguiu amarrar a vítima, que foi tirada do buraco já sem vida.


À época, o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar situado na cidade de Barra do Corda, unidade onde o oficial servia, o homenageou com a medalha Mérito Operacional. O oficial procurou a Justiça pleiteando sua promoção por bravura, onde a Assessoria jurídica da Casa Civil do Estado, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Segurança e Comissão de Promoção de Oficiais (CPOPM) foram favoráveis. A promoção ao posto de Major foi publicada no Diário Oficial nº 087, de 13 de maio de 2015.


O blog Barradocordanews parabeniza o Major Nelson por seu ato de bravura e a Polícia Militar do Maranhão por ter policiais comprometidos, competentes e esforçados tais quais o oficial recém promovido. 


Abaixo a publicação do Diário Oficial:

O GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, no
uso de suas atribuições legais, e em conformidade com a decisão judicial constante nos autos do Processo nº 36452-36.2012.8.10.0001, que tramitou na 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Luis,

RESOLVE

Promover, por bravura, o Capitão QOPM NELSON PEREIRA SANTOS JÚNIOR
, matrícula nº 1297027, ao posto de Major QOPM, a contar de 5 de setembro de 2014, de acordo com os arts. 25, 26 e 27 do Decreto nº 19.833, de 29 de agosto de 2003.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO,

EM SÃO LUÍS, 12 DE MAIO DE 2015, 194º DA INDEPENDÊNCIA E 127º DA REPÚBLICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário