09 maio, 2014

Valéria Macedo comemora aprovação do piso nacional dos agentes de saúde


A deputada estadual Valéria Macedo (PDT), comemorou na sessão desta quinta-feira (8), a aprovação, na Câmara Federal, do projeto de lei que define o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

O projeto, que teve como relator o deputado Domingos Dutra (SDD) e que agora segue para sanção, tramitava no Congresso Nacional desde 2006. Era uma luta antiga desses profissionais de saúde que agora terão o piso fixado inicialmente em R$ 1.014,00.

Ao parabenizar a Câmara Federal pela aprovação da matéria, Valéria Macedo disse que o piso de R$ 1.014,00 ainda é insuficiente, mas se adequa hoje à realidade que foi pleiteada pelos agentes. “Parabéns a todos os agentes e a todos nós que demos a nossa contribuição para que este momento tão importante acontecesse na vida desses trabalhadores. É o reconhecimento profissional”, disse Valéria Macedo. Ainda segundo a parlamentar, agora, com a aprovação do piso nacional, esses profissionais vão estar mais incentivados a continuar fazendo esse trabalho importante de prevenção das doenças nos lares brasileiros.

Valéria Macedo destacou ainda que quando exerceu a função de Instrutora do Programa Saúde da Família, e também como secretária municipal de Saúde, acompanhou de perto os trabalhos dos agentes comunitários, por isso, sabe o valor desses profissionais, como eles se dedicam, como eles sofrem de sol a sol, andando de casa em casa e, muitas das vezes, usando o próprio salário para ajudar as pessoas carentes.

“Mas com certeza ontem eles tiveram esse reconhecimento por parte dos deputados federais e de todos nós que usamos a tribuna para defender os seus direitos. Com certeza hoje eles estão se sentindo profissionais mais valorizados, mais reconhecidos pela nossa sociedade e, principalmente, pelos poderes que os representam”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário