09 maio, 2014

Flávio Dino propõe o Mais Bolsa Família

Pré-candidato ao governo estadual e coordenador do movimento Diálogos pelo Maranhão defende ampliação dos programas sociais pagando complemento ao Bolsa Família para compra de material escolar


Uma das propostas do Plano de Governo já apresentadas pelo pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) visa retirar milhares de famílias maranhenses da situação de extrema pobreza. Por meio das redes sociais, ele defendeu hoje (7/mai) a criação do Cartão Material Escolar pelo Maranhão. O recurso serviria para a compra de material escolar por pais de alunos da rede pública.
A proposta incorporada ao Programa de Governo garante, além dos repasses mensais do Bolsa Família, a concessão do 13° benefício. “No mês de janeiro de cada ano, cada beneficiário do Bolsa Família, que tenha filho matriculado em escola pública, receberá uma parcela a mais do benefício, destinada exclusivamente à aquisição de material escolar”, explicou Dino. Além de estimular crianças e adolescentes a aprenderem mais, de forma digna, irá movimentar livrarias e papelarias em todo o Maranhão, implicando a geração de empregos em micro e pequenas empresas.

O programa já foi testado no Distrito Federal. Segundo Flávio Dino, esse programa integraria o Mais Bolsa Família, série de ações para complementar o valor recebido pelo programa federal de transferência de renda. Atualmente, metade da população maranhense é beneficiária do Bolsa Família.

Programa testado em Brasília
 
O programa já existe no Distrito Federal, onde atende mais de 130 mil alunos da rede pública. Além de garantir a melhora das condições de estudo para milhares de crianças e adolescentes, o programa movimenta o comércio local.

O programa foi destaque na imprensa nacional e recebeu elogios do setor empresarial. “O cartão tem esse grande benefício de fomentar o comércio, descentralizar renda e gerar empregos”, Rubens Passos, da ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares).

Mais propostas sociais
 
Flávio Dino defende a continuidade de programas sociais em andamento que sejam avaliados positivamente pelos destinatários, como é o caso do Bolsa Família, e também a aplicação dos recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fumacop) para melhorar as condições de habitação e saneamento. O pré-candidato a governador do estado propõe ainda a criação do Cadastro Único dos Programas Sociais no Estado do Maranhão, que permitirá ampliar e integrar os programas sociais dirigidos à erradicação da pobreza no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário