08 maio, 2014

Valéria Macêdo pede apoio para aprovar piso salarial dos agentes de saúde


A deputada Valéria Macedo (PDT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (7), e solicitou que os colegas parlamentares mobilizem os deputados federais da Bancada do Estado do Maranhão para apoiar e aprovar o projeto de lei 7.495/2006, que institui o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combates a endemias em todo o Brasil. 
   
O projeto está em tramitação no Congresso Nacional desde 2006 e entra na pauta de votação nesta quarta-feira (7).  Segundo Valéria, o piso salarial é uma luta antiga e justa dos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, categorias importantes para a saúde pública preventiva do Brasil e do Maranhão.

A parlamentar comentou que nas casas de cada cidadão maranhense, nos mais longínquos municípios e bairros, existe a figura do agente comunitário de saúde pública, combatendo, orientado, ensinando a prevenir doenças, encaminhando os pacientes para o atendimento médico, atendimento da enfermagem, e para os demais profissionais de saúde.

Da mesma forma, Valéria Macêdo observa que os agentes de combate às endemias combatem a dengue, a malária e outras epidemias que se alastram nos estados e municípios brasileiros. “A importância desses agentes é imprescindível para a boa aplicação da saúde preventiva. O trabalho deles realmente contribui muito para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, reconhece.

300 MIL AGENTES

Para Valéria Macêdo, nos últimos anos a população brasileira tem sido contemplada com esse trabalho, pois são mais de 300 mil agentes em atividade em todo país. Segundo ela, cada um desses profissionais tem acompanhado cerca de 150 famílias por mês, com projeções de mais 340 milhões de visitas por ano nos lares brasileiros.

No pronunciamento, Valéria Macêdo destacou uma declaração que julga de grande importância, feita por um agente comunitário de saúde, membro da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), já encaminhada para todos os representantes do Estado do Maranhão na Câmara Federal.

A mensagem, que expressa o pensamento dos agentes de saúde pública diz: “por isso continuaremos na luta, não desistiremos e pedimos a cada um que faça sua parte. Se um desses líderes é de seu Estado, ligue e cobre dele os compromissos feitos coma categoria. Se eles esqueceram, nós não vamos esquecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário