27 maio, 2014

Blog entrevista Jaile Antonio Lopes dos Santos - Presidente do SINPROESEMMA/Barra do Corda


Em entrevista exclusiva ao Barradocordanews, o Presidente do Sinproesemma/Barra do Corda, Jaile Lopes, mostra que está bastante motivado pelas recentes conquistas da categoria e acredita que a classe está no caminho certo para avançar nas lutas. O dirigente fala também do concurso público e da construção da sede do sindicato, após ter conseguido a devolução do dinheiro da venda de um terreno realizada em gestão anterior. 


Barradocordanews Qual o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sindicato dos Professores?

Jaile Lopes - Nós estamos trabalhando várias frentes, uma delas é a educação quanto ao papel do Sindicato em representar a categoria, onde este ano temos investido um pouco mais em marketing, onde temos feitos parcerias com a TV Jitirana, com este blog Barradocordanews e a gente investiu num site próprio para estarmos divulgando os serviços que podem ser oferecidos pelo Sinproesemma em Barra do Corda, como convênios, as leis, estatutos municipal e estadual,  sendo uma linha que estamos trabalhando bastante neste ano de 2014. Outra linha que temos investido é algo que já era de direito da categoria e que faltou nos anos anteriores que era uma sede social. Então, foi uma proposta da nossa chapa de construirmos a sede social, sendo uma das razões que me motivaram a ser candidato e que hoje estamos à frente desse sindicato. Conversei com Júlio Pinheiro que essa seria uma das minhas exigências de que só seria candidato se o dinheiro que tivesse na conta do Sinproesemma pertencente ao núcleo de Barra do Corda fosse devolvido para os professores de Barra do Corda. Foi uma luta muito ferrenha nesse sentido e o Júlio Pinheiro finalizou isso, conseguimos comprar um novo terreno às margens do Rio Mearim, com 40 metros de frente e 170 metros de fundo, já escriturado em nome do Sinproesemma, o que certamente foi uma grande conquista para todos nós. As obras de construção já foram iniciadas, onde já fizemos o empiçarramento para facilitar o acesso, foi feita a terraplanagem e os pedreiros já estão cavando as valas para que seja feito o alicerce.

Barradocordanews - Temos observado que hoje os professores estão mais motivados e participativos. A que se atribui esse novo momento ?

Jaile LopesNossa diretoria foi bastante testada nesse sentido, pois quando lançamos nossa chapa muitos atribuíam que seria ligada ao governo, de que seria mais um instrumento de controle desse governo, e nós mostramos a realidade com ações. Tivemos problemas com professores que eram de outra ideologia política e, que quando procurou o sindicato foi muito bem representado, os problemas foram resolvidos, nos indispomos com pessoas que são da nossa própria ideologia, mas tivemos essa preocupação, onde o sindicato é uma instituição não governamental, tendo de ser imparcial e voltado para os interesses da classe.

Barradocordanews - Como andam as relações com o governo?

Jaile Lopes - Nós criticamos o governo atual e elogiamos, falamos do passado quando necessário, se for preciso de indispor com legislativo a gente se indispõe, onde muitas vezes não nos sentimos à vontade por que o serviço que o Sinproesemma faz mais o serviço que é do legislativo que o próprio sindicato. Temos alguns entraves nesse governo como iremos ter em qualquer outro que é a questão de algumas coisas que esse governo não reconhece que é a eleição de diretores, que é uma conquista do governo anterior que foi positivo nesse sentido que foi o de instalar uma lei própria de eleição direta de diretores. Uma das primeiras ações do atual governo foi de baixar um decreto exonerando todos os diretores. Diante disso esse ponto de estado de ânimo com o governo vai se manter até ele voltar novamente para os trilhos. 

Barradocordanews - Qual o posicionamento do Sindicato quanto ao concurso público?

Jaile Lopes - As pessoas pensaram que iríamos nos silenciar quanto ao concurso e nós fomos rígidos com o governo, e posso dizer que a única instituição que pode criticar esse governo é o sindicato de professores por que participou da plataforma eleitoral do gestor em exercício e também fez criticas ao governo. Entramos com uma ação civil pública no sentido de impedir novas contratações e o governo vai ter de cumprir.

Barradocordanews - Quais as próximas ações por parte do Sinproesemma?

Jaile Lopes - Acaba de chegar em nossas mãos o documento vindo de Sucupira do Norte que já havia enviado para o Sinproesemma estadual e agora para nosso núcleo tratando da questão do reajuste do exercício de 2013. Nós precisamos muito educar nossa categoria, pois até eu era leigo nesse sentido, mas como representante de uma classe vou indo em busca de fontes e acabo me inteirando. Essa questão do ajuste do Fundeb que o ano 2014 está funcionado com o valor do aluno de 2013. Com isso, se houvesse o ajuste do valor do aluno em no início deste ano pra ser repassado devidamente até os problemas para o Sindicato seriam mais fáceis de serem resolvidos. Então, tem uma verba que entrou agora em abril, cerca de R$ 3 milhões, que é uma das nossas preocupações porque o governo não vai dizer para a sociedade e a categoria que esse dinheiro será rateado. O governo anterior quando fazia isso parecia que era um favor, estamos trabalhando essa cultura de que não é favor é na verdade um direito do professor. O governo tem de cumprir, pois o TCU e a FAMEM orienta que o repasse seja efetuado até que o ano letivo se cumpra, mas esse não é o posicionamento do Sinproesemma, entendo que se o dinheiro está em conta deveria ser feito o repasse na época certa.

Barradocoranews - O Programa Profuncionário que visa a formação de funcionários das escolas é possível ser implantado em Barra do Corda?

Jaile Lopes - Essa proposta já está na mesa do prefeito e que temos outro sindicato que é bem maior que o Sinproesemma aqui em Barra do Corda que é o SINTRASEMBAC, o qual fui sócio fundador. O Sinproesemma deu o apoio logístico ao SINTRASEMBAC para ser preparado o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores públicos municipal, e esse plano contempla todos os servidores municipais desde o gari ao médico, o que falta é vontade política no nosso legislativo e do executivo de que isso aconteça.

Barradocordanews - O que o presidente do Sinproesemma/Barra do Corda  espera a partir de agora dos profissionais da educação?

Jaile Lopes - Desejo que eles façam jus ao papel que foram incumbidos e sejam formadores de opinião, de formarem cidadãos críticos capaz de interferir na realidade, mesmo porque a nossa clientela que é o nosso alunado ainda não chegou a esse estágio de interferir. Quando chegarmos a esse ponto o coronelismo vai acabar e a política assistencialista vai também vai acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário