04 julho, 2016

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE BARRA DO CORDA REALIZA ELEIÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS


Foram realizadas na terça-feira, 28 de junho/2016, as eleições dos Grêmios Estudantis das escolas da rede estadual de ensino, em todos os municípios jurisdicionados pela Unidade Regional de Educação de Barra do Corda. Essa é mais uma ação da Secretaria de Estado da Educação implementada pela URE de Barra do Corda, a ação foi executada pelos gestores escolares objetivando fortalecer mais ainda a gestão democrática e participativa nas instituições de Ensino Médio Estadual. 

O Grêmio Estudantil integra a comunidade escolar e seu principal objetivo é contribuir para ampliar a participação dos estudantes nas atividades de suas respectivas escolas, ou seja, o grêmio colabora para a formação de um jovem cidadão mais crítico, participativo e sujeito de sua própria história. 


Segundo o Diretor Regional de Educação, professor Cláudio Braga, a luta por uma educação de qualidade tem sido cada vez mais necessária e a participação dos alunos no processo educacional se torna imperativa. É principalmente na escola que o aluno desenvolve os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Tendo isso em mente, não se pode conceber uma escola em que o aluno não seja atuante e participativo e que não busque a melhoria das condições oferecidas pela escola. Neste sentido, sendo o Grêmio Estudantil um órgão colegiado que representa a vontade coletiva dos estudantes, faz-se necessário sua implementação nas escolas como um espaço de aprendizagem de cidadania, convivência e responsabilidades visando à melhoria do processo educacional de acordo com a realidade em que os estudantes estejam inseridos. 

A gestora da URE de Barra do Corda, prof. Eva Lúcia Nunes frisou a importância dos grêmios: “A eleição do grêmio estudantil representa mais um passo em busca da democratização da educação em nosso estado, pois o grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola, ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade, estão de parabéns os alunos, professores, gestores e toda a escola pela concretização desse momento”. 


No dia 11 de agosto, em comemoração ao dia do Estudante, acontecerá a posse de todos os grêmios eleitos nas escolas da URE de Barra do Corda. Neste dia as escolas desenvolverão atividades artísticas alusivas a essa data tão importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário