18 julho, 2016

Superintendente do Sebrae visita projetos da instituição em Barra do Corda

Superintendente do Sebrae, João Martins, apresenta Programa Negócio Certo Rural e faz visitas técnicas ao município

  

Em visita a região central maranhense, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, esteve presente no município de Barra do Corda onde participou da apresentação do programa Negócio Certo Rural (NCR) aos produtores do município. O encontro aconteceu na Academia Barracordense de Letras e reuniu autoridades locais e produtores rurais, na última semana. Estiveram presentes o diretor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Carlos Feitosa, o gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, José Noleto, o gestor de projetos do Sebrae em Grajaú, André Veiga, o secretário municipal de indústria e comércio, Villa Nova, dentre outras autoridades locais.

 

Na ocasião, João Martins falou da parceria existente entre o Sebrae e Senar para a execução do programa e sua importância para o empreendedor do campo. "O Negócio Certo Rural foi discutido, elaborado e formulado em uma parceria entre as duas instituições, custeado pelo Sebrae em R$ 1,5 milhão para ser executado pelo Senar em todo o estado do Maranhão. Por meio dele iremos fazer com que os produtores rurais possam organizar o seu processo produtivo e saber ao final se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo", disse o superintendente.

Após o encontro, João Martins foi convidado a conhecer a recém-instalada Sala do Empreendedor no município. O secretário municipal de indústria e comércio, Villar Nova, aproveitou a oportunidade e em nome da prefeitura de Barra do Corda agradeceu mais uma vez a parceria do Sebrae. "A prefeitura de Barra do Corda em parceria com o Sebrae, visando o desenvolvimento do nosso município, deram   grandes passos em apoio as empresas locais, implementando a lei geral da micro e pequena empresa e proporcionando a abertura da Sala do Empreendedor no município. Só temos a agradecer ao Sebrae pela parceria", comentou o secretário.

A Sala do Empreendedor, localizada no centro da cidade, propõe facilitar o acesso aos serviços de atendimento do Sebrae em Barra do Corda, realizando capacitações, consultorias, palestras, cursos, orientações empresariais e formalização do empreendedor individual.

Programa Negócio Certo Rural

O programa Negócio Certo Rural é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Uma parceria entre Senar e Sebrae que tem a proposta de ensinar os produtores que com ferramentas simples de gestão podem aprender a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural. O programa tem duração de 46 horas, sendo duas horas de consultoria em sala de aula e quatro horas de consultoria individual realizada na propriedade do empreendedor.

Visitas Técnicas

Também como parte da agenda do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, em Barra do Corda, foi realizada uma visita ao produtor de mel, Wilson Melo e conheceram o primeiro Meliponário da região.  

 

O produtor que já participou de vários eventos do Sebrae como expositor e recentemente esteve presente no ciclo de Feiras de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão ( Agritec), recebe consultorias para comercialização de seus produtos, em sua própria propriedade.

Outra visita técnica realizada foi ao comerciante, Soley Nascimento, do Estrela Supermercados, que tem participado das ações do Sebrae em Barra do Corda, por meio do Projeto de Varejo, que tem apresentado resultados positivos, principalmente no que diz respeito a automação e organização interna. "Foi muito gratificante receber a equipe do Sebrae, de onde tenho recebido todo suporte e apoio ao meu trabalho, pois tenho aproveitado bastante as orientações que recebo", agradeceu a comerciante.

"Foi muito boa essa visita ao município. É importante ver de perto a posição dos clientes em relação ao Sebrae, assim sei o que eles precisam e onde podemos avançar para melhor contribuir com o desenvolvimento local ", concluiu  o Superintendente João Martins.

SEBRAE NA REGIÃO

Como forma de apoiar e incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios, que são predominantes na cidade, o Sebrae tem sido um importante aliado, por meio da Unidade Regional de Presidente Dutra.

"O município de Barra do Corda é estratégico para esta unidade do Sebrae, pois é um centro regional com forte presença nos setores de comércio, serviços, pequenas industrias e reconhecidamente como um dos polos de turismo do estado do Maranhão, com atrativos naturais e eventos religiosos", comentou o gerente regional do Sebrae, José Noleto.

 

Atualmente o Sebrae desenvolve diversas ações no município por meio do Projeto de Varejo Alimentar, que tem o objetivo de gerar melhorias da gestão empresarial destes empreendimentos e o Projeto de Atendimento, que tem levado ações de inovação, tecnologia, gestão e controles financeiros para os pequenos negócios. Além de aplicar a metodologia do Projeto Balde Cheio junto aos empreendedores da pecuária. 

O Prêmio Prefeito Empreendedor, conquistado recentemente pelo prefeito Eric Costa, na categoria Municípios Integrantes do G-100, com o projeto “Humanizar o ambiente do comércio varejista no centro da cidade”, mostra os bons frutos que a parceria Sebrae e Prefeitura Municipal vem trazendo a Barra do Corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário