11 abril, 2016

Governo inaugura restaurantes populares em Pedreiras e Lago da Pedra e entrega quartel dos Bombeiros em Trizidela do Vale

 
Pela primeira vez na história do Maranhão, municípios do interior do estado agora contam com restaurantes populares. O governador Flávio Dino esteve na Região do Médio Mearim, no sábado (9), para inaugurar os equipamentos de segurança alimentar e nutritiva nas cidades de Pedreiras e Lago da Pedra. A agenda do Governo contou também com a inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) de Trizidela do Vale.

Com a implantação de mais dois restaurantes populares no interior do Maranhão, o Governo avança com o plano de expansão da rede, visando combater a extrema pobreza e a fome, beneficiando um número maior de cidadãos e proporcionando mais dignidade à população em situação de vulnerabilidade social e em estado de insegurança alimentar. O governador inaugurou os restaurantes populares almoçando ao lado da população, que pôde constatar a qualidade da alimentação servida.

Os restaurantes populares de Pedreiras e Lago da Pedra vão ofertar alimentação nutritiva ao preço simbólico de R$ 2,00 e distribuir 1.100 refeições diárias, no almoço, e 550 no jantar. Em Lago da Pedra, o restaurante está localizado no bairro Curritela do Raimundão, na Rua Vitorino Freire, que tem grande circulação de pessoas pela proximidade com a feira e o centro da cidade.

O governador Flávio Dino destacou os benefícios que os equipamentos de segurança alimentar levam para a população das cidades, oferecendo alimentação de qualidade a desempregados, estudantes, trabalhadores, moradores de rua e famílias em situação de insegurança alimentar. Para além de um espaço de refeição, o Restaurante Popular também terá sua área utilizada para capacitação e educação alimentar. Os frequentadores poderão, ainda, receber consultas com nutricionistas que atendem no local.

Segundo o governador Flávio Dino, além de levar benefício direto à população no combate à fome, os espaços fomentam o desenvolvimento agrícola, a partir da aquisição de produtos da agricultura familiar. “Na medida em que o restaurante popular tem a nossa orientação de adquirir os produtos da produção local, estamos ajudando também a dinamizar a economia da cidade”, enfatizou o governador.

O secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, frisou que os restaurantes populares implantados pelo Governo têm uma importância significativa no fornecimento de alimentação de qualidade, feita e acompanhada por nutricionistas e vendidas a baixo custo.

“É a política de segurança alimentar e nutricional crescendo no Maranhão. Nós temos um foco. Recebemos o estado com cinco equipamentos de segurança alimentar. Inauguramos agora o oitavo em Pedreiras, o nono em Lago da Pedra, e esse mês inauguraremos o 10º e o 11º em Zé Doca e Chapadinha. A nossa meta é que até o final de 2018 nós tenhamos 42 equipamentos de segurança alimentar e nutricional”, explicou o secretário Neto Evangelista.

Trizidela do Vale
 
 
A visita do governador à região do Médio Mearim marcou também a inauguração da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Trizidela do Vale. O local, sediado em um prédio cedido pela prefeitura municipal, no bairro Aeroporto, vai atender os municípios de Pedreiras, Lima Campos, Peritoró, Esperantinópolis, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Joselândia e Santo Antônio dos Lopes.
 
Na ocasião, o governador Flávio Dino foi condecorado com a medalha Alferes Moraes Santos, a mais alta comenda da instituição. Ele recebeu também, das mãos do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, uma espada como símbolo do oficialato das corporações militares.

Reunião com estudantes
Em Pedreiras, o governador também se reuniu com integrantes da União Pedreirense de Estudantes para tratar sobre as obras do Centro de Ensino Olindina Nunes Freire. Flávio Dino garantiu aos alunos que até o final do ano a escola, que teve sua reforma paralisada em 2014, será revitalizada e voltará a ser importante espaço educacional do município.

O secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, integrou a comitiva do Governo e frisou que as obras entregues neste sábado são de suma importância para o desenvolvimento da região. “Nossa gente esperava ansiosa por essas obras, que vão contribuir com produtores locais, com a segurança alimentar. Além da autorização imediata da retomada das obras do Hospital Regional e do Colégio Olindina Nunes Freire, num diálogo direto e transparente com nosso povo atendendo a importantes demandas de nossa região”, comentou.


Também participaram da agenda na região, os prefeitos de Trizidela do Vale, Fred Maia, e de Pedreiras, Totonho Chicote; os deputados estaduais Fábio Macedo, Vinícius Louro e Ana do Gás; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplicio Araújo; o presidente da Iterma, Mauro Jorge; além de vereadores, secretários municipais, lideranças políticas da região e a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário