06 abril, 2016

Valéria Macedo promove audiência pública para debater estratégias para exterminar o Aedes aegypti

Valéria Macedo promove audiência pública para debater estratégias para exterminar o Aedes aegypti

Atenta ao aumento do avanço dos agravos da Dengue, Chikungunya e Zika, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT) promoveu, na tarde desta terça-feira (5), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, audiência pública para debater estratégias e ações para a não proliferação do Zika vírus, assim como do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, minimizando as consequências para a saúde pública. O encontro que reuniu diversas autoridades, entidades e militares.

Autora da convocação a deputada Valéria Macedo alertou a sociedade a unirem forças para exterminar o vetor. “ Queremos com esta audiência conhecer melhor todas as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Comitê Interinstitucional, das Secretarias municipais e da sociedade civil, para que possamos fazer uma força tarefa”, disse a deputada.

Na oportunidade, um documentário foi exibido mostrando os aspectos clínicos da Zika, tratamento e suas complicações. Logo em seguida, o secretário adjunto de Atenção Primaria e Vigilância em Saúde, Arnaldo Muniz Garcia, que estava representando a Secretaria Estadual de Saúde, alertou que, atualmente o Maranhão está passando por um surto de Febre Chikungunya e que a falta de saneamento básico, a falta de água encanada é sim, um dos grandes fatores para a proliferação do mosquito.

De acordo com Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doença, Léa da Costa, a superintendência tem intensificado os planos de combate ao mosquito e que a Zika pode ter chegado em 2014 pelo município de Caxias.  

A superintendente falou das ações que vem sendo realizada no Maranhão, dentro de um plano de contingência que envolve todos os níveis de atenção à saúde. “ Os agentes de combate a endemias estão intensificando as ações de orientação à população e tratamento dos depósitos de água, responsáveis por grande parte dos criadouros do mosquito no Maranhão”, afirmou.

A mesa foi presidida pelo deputado Antônio Pereira, presidente da Comissão de Saúde, e contou com a presença do presidente dos conselhos municipais de saúde do Maranhão, Vinicius Araújo; Vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias do Estado do Maranhão, Jordel Lima; Pro Reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da UFMA, Dorlene Maria Cardoso; Conselheira do Coren-MA, Keila Azevedo e a secretária municipal de saúde de São Luís, Helena Duailibe. Ao final, foram lidos os encaminhamentos das ações necessárias para o melhoramento das ações.

CASOS

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) de 2016 até a 12ª semana epidemiológica, foram notificados no Maranhão 9.692 casos de dengue, destes 1.258 foram confirmados. Quatro óbitos foram confirmados por sorologia e seis estão em investigação.

Sobre o Zika vírus, 984 casos foram notificados, sendo 506 confirmados. Nenhum óbito foi notificado. Já em relação a Chikungunya, foram 983 casos notificados, destes 331 foram confirmados e nenhum óbito foi notificado até o momento.

DENÚNCIA

A secretaria estadual disponibiliza ainda à população, canais de denúncia de possíveis focos do mosquito, são os telefones (98) 3268-6286, 3268-6585 e 160. As pessoas também podem usar o aplicativo WhatsApp (98) 98411-2086 e 98411-7085. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da secretaria organiza os dados com os endereços e pontos de referência, e repassa às vigilâncias epidemiológicas municipais diariamente para a realização das visitas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário