25 setembro, 2017

Inaugurada Sala do Empreendedor em São Domingos do Maranhão

O Sebrae é parceiro do município na implantação da Sala do Empreendedor, treinando os três Agentes de Desenvolvimento Local e promovendo capacitações aos empreendedores. A inauguração aconteceu na última quinta-feira (21). 

Iniciando as comemorações de aniversário da cidade de São Domingos do Maranhão, comemorado no domingo dia 24, a prefeitura municipal preparou para a manhã da última quinta-feira, 21, a entrega da "Sala do Empreendedor". O espaço é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de São Domingos, que conta com a parceria do Sebrae. A Sala está instalada no prédio da prefeitura, no centro da cidade e irá desenvolver uma série de ações voltadas para empreendedores do município e região.

Na solenidade de inauguração, além do prefeito de São Domingos, José Mendes Ferreira, conhecido como Zé da Folha, estiveram presentes o vice-prefeito Clodomir Gomes, o secretário municipal de agricultura, João Pitanga, o gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, José Noleto, dentre outras autoridades locais.

Para o José Noleto, a implantação da Sala do Empreendedor em São Domingos é mais uma grande conquista tanto para o Sebrae, quanto para o município, que tem despertado para seu potencial empreendedor.

“Estamos muito felizes por mais essa conquista da cidade de São Domingos. Temos desenvolvido diversas ações em parceria constante com a prefeitura municipal e o Sindicado de Trabalhadores Rurais. A Sala do Empreendedor chega para firmar ainda mais nossa presença no município, facilitando e incentivando a formalização de micro e pequenas empresas e nos ajudando a desenvolver mais ações, como palestras, cursos, oficinas, dentre outras capacitações”, explicou Noleto.
O prefeito Zé da Folha entregou a Sala para a população convicto que a parceria com o Sebrae ficará mais forte e ajudará no desenvolvimento do município. “A Sala é para o povo de São Domingos. Não existe divisão política. O nosso principal objetivo é trazer o desenvolvimento e ajudar a população empresarial”, disse o prefeito.

“Falar de desenvolvimento é falar do Sebrae”, salientou o vereador Astolfo Seabra em sua fala durante a solenidade de abertura, enumerando as ações que o Sebrae já vem desenvolvendo no município.

O estreitamento da parceria do Sebrae junto as prefeituras municipais, em prol do desenvolvimento de ações voltadas às políticas públicas, faz parte das diretrizes adotadas pela diretoria executiva do Sebrae no Maranhão, que por meio do diretor superintendente, João Martins, tem feito as articulações institucionais necessárias para a implementação destas ações, a exemplo da implantação da Sala do Empreendedor.

“Acreditamos que a Sala do Empreendedor ajudará a ampliar os números de pequenos negócios em São Domingos, pois o espaço estimula a formalização e sabemos que as melhores condições de negociação, tanto nos bancos quanto junto aos fornecedores e clientes, são mais favoráveis para quem está legalizado. Nesse sentido, temos o compromisso de trabalhar em benefício dos pequenos negócios, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade, para isso, contamos com as parcerias público-privadas”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
 
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor é um espaço físico que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Com a inauguração da Sala em São Domingos, o estado do Maranhão já conta com 67 espaços em funcionamento.
 
O espaço é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro, o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.
A implantação da Sala do Empreendedor está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e para o Sebrae, é um dos quatro requisitos comprobatórios da implementação da legislação, que objetiva criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios.
 
Como parceiro do município na implantação da Sala, o Sebrae é responsável pela capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Locais (ADL’s) e realização de capacitações. Em São Domingos, três Agentes estão disponíveis para fazer atendimento aos empreendedores.
A Sala do Empreendedor de São Domingos funciona a partir de hoje (22), atendendo de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h, no prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Praça Getúlio Vagas, s/n – Centro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário