27 setembro, 2017

Sebrae entrega Inventário Turístico de Imperatriz

Durante o 1º Seminário de Vendas da Chapada das Mesas, realizado na última semana, o Sebrae entregou o Inventário Turístico de Imperatriz ao poder público municipal. O evento integrou a programação paralela do Salão do Empreendedor, que o Sebrae realiza até este sábado, 16, durante a 17ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz – Fecoimp. 

O Inventário Turístico é um documento de extrema importância para o planejamento de ações e tomadas de decisão do poder municipal, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da economia local. No caso de Imperatriz, o inventário foi solicitado ao Sebrae pelo prefeito Francisco de Assis Ramos que dialogou com a instituição para parcerias na área de empreendedorismo e Política Públicas. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Eduardo Sousa, que representou o prefeito no evento, destacou que “o poder público municipal já começou a criar os aparatos legais que darão suporte às ações de fomento, crescimento e fortalecimento da atividade turística para que o município se una aos demais que integram a Chapada das Mesas, estabelecendo uma cadeia produtiva voltada a desenvolver o turismo em âmbito regional”. 

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, ressaltou que está muito satisfeito ao ver que, alguns meses após a conversa com o prefeito Assis Ramos, muitas providências foram e estão sendo tomadas para que a promoção do turismo seja uma realidade e a economia de Imperatriz passe a ser impactada pelo setor. 

“Assumimos a responsabilidade de discutir o turismo ombro a ombro com toda a região sul do estado – poder público, iniciativa privada e comunidade para trabalharmos de maneira conjunta e estratégica. Propomos desde já uma atualização na oferta do produto Chapada das Mesas, bem como inovação nas ações de promoção do destino para competirmos em pé de igualdade com destinos d outras regiões do país”, apontou Martins.

Além de Eduardo Sousa e João Martins, estiveram presentes ao Seminário o secretário adjunto de Turismo do Estado, Hugo Veiga; o secretário municipal de Turismo de Carolina, Leonardus Borges; o secretário de Riachão, Beto Kelner; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Hélio Araújo e o diretor Luís Santos, além de empresários do destino Chapada das Mesas, principalmente de Imperatriz, Carolina e Riachão e analistas do Sebrae. 

Aproximação 

O Seminário de Vendas acontece num momento bem propício, quando o município de Imperatriz, por meio do poder público, se assume como porta de entrada da Chapada das Mesas e começa a buscar articulações institucionais para fomentar ações estratégicas de desenvolvimento do turismo regional. De acordo com o gerente regional do Sebrae em Balsas, Maurício Leite, a proposta do Seminário foi justamente a de aproximar os empresários de Carolina e Riachão do trade de Imperatriz com o fim de construírem parcerias estratégicas e realizarem negócios futuros. 

“No geral, vimos como extremamente válida essa ação que aproximou os elos do destino. 

Tivemos a participação de 12 empresários de Carolina e Riachão que apresentaram suas empresas, os equipamentos turísticos existentes e atrativos dos municípios às agências e receptivos de Imperatriz, tendo a oportunidade de dialogar diretamente com quem poderá vender os pacotes turísticos para a Chapada das Mesas e aproximando mais os elos do destino”, destacou o gerente. 

Reunião com poder público 

Na tarde do mesmo dia, o Sebrae e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz organizaram uma reunião com o poder público da Chapada das Mesas, precisamente os secretários de turismo dos municípios do destino, para discutir os desafios da integração do polo turístico, considerando os municípios que foram incorporados no novo mapa de regionalização do Estado do Maranhão. 

Na reunião, foram alinhados futuros encontros para elaboração de ações conjuntas de crescimento dos municípios de Fortaleza dos Nogueiras, Montes altos, Imperatriz, Estreito, Carolina, Balsas, Riachão, Tasso Fragoso, Formosa da Serra Negra e Itinga do Maranhão, que integram a Chapada das Mesas. 

Luis Santos, empresário e diretor de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, afirmou que a reunião foi importante para que gerasse um debate e trocas de informações entre os polos, para que, depois, juntos possam promover de forma integrada o Polo Chapada das Mesas. ‘’Precisamos gerar negócios entre os municípios e este encontro com os gestores públicos foi importante para darmos passos significativos para o crescimento da nossa região’’, complementou. 

O Sebrae, por ter uma atuação de mais de uma década no território, contribuiu consideravelmente com suas ações para implementar uma forte e atuante governança empresarial no destino. “Esta reunião não seria possível se não tivéssemos essa parceria próxima com os empresários que, na verdade, são os grandes agentes da Chapada das Mesas, tomando para si a responsabilidade de promover esse belo destino de aventura que temos no sul do Maranhão”, ressaltou Maurício Leite, gerente regional da instituição em Balsas. 

A reunião contou com a presença dos secretários de turismo dos municípios de Tasso Fragoso, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão e Carolina, além do secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Eduardo Soares e do secretário adjunto de Turismo do Estado, Hugo Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário