19 setembro, 2017

REALIZADA MAIS UMA REUNIÃO DE TRABALHO DO PRÓ-COMITÊ DO CBH DO RIO TURIAÇU


Na última sexta-feira (15) e sábado (16) foi realizada no Centro Administrativo do município de Santa Helena (MA) a primeira reunião da comissão do Pró-Comitê do CBH do Rio Turiaçu, que é formada por membros que representam 16 municípios maranhenses – que estão inseridos dentro da bacia hidrográfica do rio. A pauta do encontro foi a capacitação dos membros da comissão, que foi dada pela vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro e o planejamento para os próximos 90 dias, com as principais ações a serem desenvolvidas pela comissão.
Thereza Christina abordou sobre a Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, além de fazer o recorte sobre a importância da formação de um Comitê de Bacia Hidrográfica e das implicações da gestão compartilhada entre poder público, usuários e sociedade civil sobre a área da bacia como forma de assegurar água com qualidade para todos. “Nós, do Fonasc.CBH acreditamos que o CBH do Rio Turiaçu caminha para ser um CBH modelo, um Comitê de referência para todo o Estado do Maranhão”, frisou.

A reunião para capacitar os membros do Pró-CBH do Rio Turiaçu contou com a presença do vice-prefeito de Santa Helena, João do Rosário, o secretário municipal de meio ambiente, Saulo Arouche, o secretário-adjunto de meio ambiente de Santa Helena, José Maria Santos, a representante da Ecoa (empresa júnior de engenharia da faculdade Pitágoras), Sâmia Mendes, o representante do município de Maranhãozinho Alex Xavier, a coordenadora de meio ambiente e turismo do município de Pedro do Rosário, Fátima Cruz, o secretário de meio ambiente de Turilândia, Arias Nunes Barros, além de representantes dos municípios que formam a bacia.
O representante de Maranhãozinho, Alex Xavier considerou a reunião um sucesso e agradeceu ao apoio dado pelo Fonasc.CBH, através da vice-coordenadora nacional. “Este sucesso devemos ao esforço da professora Thereza, que partilhou conosco tanto conhecimento. Foram dois dias de uma verdadeiro ‘brain storm’. Vamos em frente”, disse.

O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida parabenizou a todos pelo trabalho e iniciativa. Já o vice-prefeito e o secretario de municipal de meio ambiente de Santa Luzia, respectivamente João do Rosário e Saulo Arouche agradeceram a todos e deram as boas-vindas, ressaltando a importância de todos os membros neste processo. A próxima reunião será no município de Santa Luzia do Paruá, na última semana de outubro.
O Pró-Comitê do CBH do Rio Turiaçu é composto pelos seguintes municípios: Cândido Mendes, Centro Novo do Maranhão, Governador Nunes Freire, Maranhãozinho, Mirinzal, Nova Olinda do Maranhão, Pedro do Rosário, Pinheiro, Presidente Médici, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Luzia do Paruá, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia e Zé Doca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário