20 junho, 2016

Artigo de Flávio Dino: O encanto junino do Maranhão

 
O Maranhão é um estado encantador por natureza, com as belezas que Deus nos deu, envolvendo mar, rios, flora e fauna, como vemos de modo exuberante nos Lençóis e na Chapada das Mesas. Sobre esse cenário único, constituímos uma das culturas mais ricas do país, mesclando de forma criativa nossas matrizes africanas, indígenas e europeias. Essa profusão de músicas, danças e sabores, tem seu ápice neste mês de junho, quando celebramos a alegria de sermos maranhenses.

Essa riqueza de sotaques e sentidos criada espontaneamente por nosso povo merece ser potencializada por meio de políticas públicas. Não só para mantê-la viva para as próximas gerações, mas também para estimular que se transformem em ganhos econômicos para nosso estado por meio do turismo.

O binômio cultura/turismo tem sido o mais eficiente atrativo dos principais destinos turísticos do mundo, apostando na viagem como um momento de experimentação multissensorial. Por isso, já à frente da Embratur, órgão federal responsável pela promoção turística do Brasil, apostei nessa linha. Isso resultou na promoção de grupos de bumba-meu-boi do Maranhão que levamos para se apresentarem no exterior.

No governo do Maranhão, segui essa aposta que tem dado certo em tantos países. Por isso, fizemos uma campanha publicitária este ano chamando os turistas para conhecerem nosso estado neste mês de tantos encantos. O maravilhoso vídeo que divulga o “São João de Todos Nós” já teve mais de um milhão de visualizações em todos o país, demonstrando o interesse que nosso estado desperta.

Já quando chega aqui, o turista encontrará o aeroporto decorado por bandeirinhas de São João, belos painéis e será convidado a participar de apresentações culturais. No São João da capital, instalamos inéditos Centros de Atendimento ao Turista nos maiores arraiais, que vão distribuir materiais impressos sobre outros destinos maranhenses, além de fazer várias ações promocionais.

Na cidade de São Luís, todos poderão desfrutar de mais de 300 atrações em arraiais que o estado organizou em parceria com a Prefeitura. A diversidade de atrações foi garantida pelo credenciamento cultural aberto desde abril, em que todos os grupos poderiam pleitear a participação. Por meio desse sistema de seleção pública, implantado no ano passado, já pudemos garantir que muitos grupos participassem pela primeira vez do circuito oficial.

Além dos quatro arraiais com a prefeitura, o Governo do Maranhão está garantindo a realização de outros dez em parceria com a comunidade, com apoio em infraestrutura. O mesmo ocorrerá no interior de nosso estado, garantindo toda a diversidade de sotaques culturais.

Trata-se de ações fortes do Governo para que nos reafirmemos neste junho como maranhenses. E também para fomentar a dinamização de nossa economia, gerando milhares de oportunidades de trabalho e renda. Convido a todos a viver este São João de Todos Nós. Acompanhe a programação em nosso site especial http://www.ma.gov.br/saojoao2016/

Nenhum comentário:

Postar um comentário