20 outubro, 2015

Governador recebe atletas que irão representar o Maranhão nos Jogos Mundiais Indígenas

Um grupo de índios da etnia Kanela representará o Maranhão na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontece no município de Palmas, de 20 de outubro a 1º de novembro. Em encontro com o governador Flávio Dino, os índios agradeceram o apoio do Governo do Estado e dialogaram sobre o cotidiano nas aldeias.
“Nós temos todo o interesse em melhorar as condições de vidas dos índios maranhenses para que tenham os seus direitos respeitados. Hoje estamos muito felizes, desejando que vocês desempenhem com toda dedicação a missão importante de representar todos os povos indígenas do Maranhão no mundial”, disse o governador ao receber os atletas no Salão Nobre do Palácio dos Leões.
Flávio Dino ressaltou a importância da participação dos povos indígenas na construção das políticas públicas nas áreas da Educação, Saúde e Esporte visando melhorias nas comunidades indígenas do Maranhão. “Não imaginávamos ser tão bem recebidos, foi muito bom saber que ele nos ouviu e que atenderá os nossos pedidos”, disse a atleta Fabiana Kanela que disputará os jogos na modalidade canoagem.
Após ouvir as principais necessidades dos moradores da comunidade Kanela, o governador Flávio Dino anunciou que fará a reforma do campo de futebol, construirá poço artesiano para a comunidade, disponibilizará máquinas agrícolas para a produção e realizará os Jogos Regionais Indígenas do Maranhão.
A delegação maranhense que participará dos Jogos Mundiais possui 50 atletas que disputarão nas modalidades: arremesso, cabo de guerra, corrida, lutas corporais, travessia, canoagem e futebol. A comunidade Kanela se consagrou como campeã nos Jogos Brasileiros Indígenas, nas categorias futebol masculino e corrida de 8 mil metros.
A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas é organizada pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O evento tem como objetivo integrar diferentes tribos, além de resgatar e celebrar as culturas tradicionais.
O secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim e a adjunta Joslea Rodrigues, acompanharam a delegação indígena ao lado de representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário