22 outubro, 2015

A mudança política no Maranhão com eleição de Flávio Dino é destaque em jornal canadense


Um dos maiores jornais do Canadá, “The Globe and Mail”, publicou uma extensa reportagem sobre o fim de uma era no Maranhão e início de um novo momento político. A correspondente Stephanie Nolen conheceu de perto a realidade do estado que por décadas seguiu dominado pelo mesmo grupo político. 

Com o título “O que há por detrás de um nome famoso? A resposta está em uma longínqua cidade brasileira”, a matéria relata resquícios do patrimonialismo político e o momento de mudança social no Maranhão.

A jornalista escreveu sobre a dura realidade que maltratou o estado do Maranhão pelos 50 anos em que o Estado foi governado pelo grupo Sarney. Os resultados são dificuldades sociais para a maior parte da população e, ao mesmo tempo, homenagens personalistas ao político e à sua família.

Em visita ao município que leva o nome do ex-presidente José Sarney (na Baixada Maranhense), Nolen relata que conversou com populares e se deparou com uma cidade sem sistema de esgoto, sem indústrias e que possui apenas poucas ruas pavimentadas. Em conversas com os moradores da cidade ela ouviu que muitos problemas enfrentados pelo município vão de encontro ao seu nome, já que a cidade homenageia o ex-presidente.

Os elevados índices de pobreza, a falta de cuidados básicos com a população, as escolas de taipa, a falta de água e tratamento de esgoto foram relatados pela jornalista como resultado de um longo reinado da mesma família. 

“O Sr. Sarney é alvo de inúmeros processos por malversação dos recursos públicos, propinas, venda ilegal de terras públicas, desvio de fundos públicos, e outros crimes”, descreveu a repórter, ao citar que a filha, Roseana Sarney, é alvo de investigações na Operação Lava Jato, um dos maiores escândalos de corrupção nacional,” retrata a reportagem.

A jornalista cita que o longo reinado da família Sarney no Maranhão foi interrompido no final do ano passado, com a eleição do político de oposição, Flávio Dino, atual governador do Maranhão. Em entrevista, o governador do PcdoB citou que a justiça social e combate à extrema pobreza norteiam as ações do Governo. A redução de gastos na sede do Governo, tem permitido que sejam implantados programas para combater as desigualdades sociais no Maranhão.

Liderado por Flávio Dino, o Governo do Maranhão tem priorizado investimentos nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura, Produção e fortalecimento da Economia Regional, consolidando as cadeias produtivas no estado. Os projetos de inclusão social foram destacados pela jornalista como um dos caminhos do governador do PCdoB para combater as desigualdades que se acumularam ao longo dos anos.

O conteúdo completo da reportagem está disponível na versão online do periódico através do link:http://www.theglobeandmail.com/news/world/whats-in-a-famous-name-answer-is-not-much-for-backward-brazilian-town/article26593829/

Nenhum comentário:

Postar um comentário