19 outubro, 2015

Em artigo, Flávio Dino destaca a importância dos professores para a formação de cidadãos

  Cabe-nos transformar o mundo
 
Por: Flávio Dino

Nas teses sobre Feuerbach, Marx fez um convite ousado: após as interpretações dos filósofos acerca do mundo, era chegada a hora de transformá-lo. Trazer ao mundo mais justiça, igualdade de oportunidades e liberdade verdadeira para todos.

A evolução do conhecimento e a capacidade mobilizadoras das ideias, sem dúvidas, está no cerne dessa prática cotidiana que cabe a todos nós: Tentar fazer deste um mundo melhor. E só alcançaremos esse objetivo mediante a máxima valorização de práticas educacionais eficientes e libertadoras.

Pela comemoração do Dia dos Professores, faço questão de aqui destacar a grande relevância de toda a classe docente do Maranhão, essencial para a formação de cidadãos capazes de transformar a realidade que nos é posta.

Por esse reconhecimento, o nosso Governo investe na motivação dos trabalhadores da Educação. Reconhecendo conquistas e consolidando direitos dos educadores, investimos no poder transformador da Educação.

Fazemos isso garantindo a efetividade de lutas históricas da classe, quando completamos o primeiro mês de Governo. A exemplo da concessão da progressão de carreira a mais de 12 mil trabalhadores da Educação. Alguns deles aguardaram por até 20 anos pelo reconhecimento desse direito e, no primeiro mês de nossa gestão, conseguimos assegurar que eles fossem contemplados.

Esse e outros direitos, como a implementação imediata do aumento salarial que chegou a 13% nos rendimentos dos professores foram sendo alcançados e fortalecidos ao longo desses primeiros 10 meses de Governo porque adotamos a valorização da Educação como prática, não apenas como discurso. No Ensino Superior, também nomeamos novos docentes para fortalecer a UEMA, além de investirmos para a ampliação de vários campi, como Bacabal, Imperatriz e São Bento.

Outros caminhos se descortinam mais adiante, em que cada vez mais o Maranhão precisará e contará com professores preparados e motivados. Afinal, é através deles que o dia-a-dia de programas transformadores como o “Escola Digna”, para erradicar escolas de taipa, ou nossa luta pelo combate ao analfabetismo poderão ser, de fato, a principal mola propulsora do combate às desigualdades tão marcantes em nosso Estado.

Para isso, contaremos com os atuais educadores e preparamos para o mês de novembro o lançamento do edital para o novo concurso para a contratação de professores para a rede estadual de Ensino.

Seguindo estes caminhos, apostamos verdadeiramente no professor como agente capaz de mobilizar sonhos, ampliar horizontes e estimular novas ideias para oxigenar o Maranhão com a formação novos cidadãos capazes de transformar, num ciclo perene de renovação da esperança. Afinal, a docência é um convite diário à transformação da sociedade.


Professores, companheiros, a sua luta é a luta de todo o Maranhão. Vamos transformá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário