14 julho, 2015

Carreta da Mulher segue para região da Amazônia Maranhense


A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) dá continuidade, este mês, a itinerância da Carreta da Mulher. Desta vez os municípios beneficiados são os da região da Amazônia Maranhense.  São oferecidos serviços como atendimento integral à saúde e políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. Em junho foram cerca de cinco mil atendimentos nos municípios de Rosário, Anajatuba, Santa Rita, Campestre e Porto Franco.

O programa proporciona à mulher que mora no interior do Maranhão, e em São Luís, informações que conscientizam elas de seus direitos legais. Além disso, são oferecidos exames de mamografia, papanicolau, glicemia, aferição de pressão arterial, ICM, teste de hanseníase, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, vacinas contra HPV, Hepatite B, ações do Programa Saúde na Escola, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e assessoria jurídica.

Toda programação da Carreta da Mulher conta com o “Seminário de Sensibilização para o enfrentamento da Violência Contra a Mulher”. No município de Presidente Dutra, no dia 20, o seminário terá a presença dos secretários de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, e de Segurança Pública, Jefferson Portela. Em Gonçalves Dias, dia 29, será com a secretária da Semu e a defensora Pública Geral do Maranhão, Mariana Albano de Almeida. 

Para a coordenadora do Programa Mulher Maranhense, Tereza Cristina Gonçalves, a presença dos gestores nos seminários fortalece as políticas de enfrentamento da violência contra a mulher, realizadas pelo governo Flávio Dino. “Vamos mobilizar as delegacias de cada município para fazer um trabalho de conscientização e capacitação junto aos policias e as redes de atendimento para combater a violência contra a mulher”.

Outro trabalho importante são as palestras voltadas às jovens. “Nos municípios beneficiados há sempre mulheres que nunca tiveram acesso a exames preventivos; outro ponto importante é o debate que temos levado as escolas. São palestras direcionadas aos jovens com foco no combate à violência” disse a coordenadora do Programa Mulher Maranhense, Tereza Cristina Gonçalves.

A partir de agosto, além do trabalho da carreata, serão realizadas as Conferências Regionais e Municipais. A programação da carreata será especial na IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que vai acontecer de 10 a 13 de novembro em São Luís.

Programação da Carreta da Mulher nos municípios

  • São Domingos – 13 e 14 de julho
  • Santa Filomena – 15 e 16 de julho
  • Tuntum – 17 e 18 de julho
  • Presidente Dutra – 20 e 21 de julho
  • Governador Luís Rocha – 22 e 23 de julho
  • Governador Eugênio Barros – 24 e 25 de julho
  • Governador Archer – 27 e 28 de julho
  • Gonçalves Dias – 29 e 30 de julho
  • Dom Pedro – 31 de julho e 01 de agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário