29 julho, 2015

Sebrae realiza primeiro Dia do Campo em Presidente Dutra

Atividades foram dedicadas às ações da metodologia Balde Cheio, voltado para a cadeia produtiva do leite



Centenas de pessoas estiveram presentes às atividades do Dia de Campo do Programa Balde Cheio realizado no sábado (25) no município de Presidente Dutra, numa realização do Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. No público, formado por produtores rurais dos municípios de Barra do Corda, Codó, Fortuna e Presidente Dutra, diversos interessados em conhecer a metodologia acompanharam os trabalhos na Fazenda Santa Tereza, propriedade rural atendida pelo projeto do Sebrae há cinco meses.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Robson Carvalho, a ação buscou ajudar a difundir a tecnologia do programa em Presidente Dutra. “Buscamos mostrar as experiências que temos na adequação e na implementação de sistemas produtivos, além de intensificar as atividades e levar tecnologia e melhoria de qualidade de vida para outros produtores", ressaltou Carvalho.

O proprietário da fazenda, Odimar Santana, e seu filho Carlos Santana, mostraram as experiências da propriedade com o Balde Cheio durante toda a manhã. "Já havíamos desistido da produção de leite", confidenciou Santana. "Mas com a chegada do Sebrae e do Balde Cheio, conseguimos enxergar uma nova oportunidade de negócio. Hoje estamos em um Dia de Campo, conhecendo as práticas, as técnicas e as teorias do programa e afirmo que queremos aumentar nossa produção e, futuramente, trazer um laticínio aqui para o nosso município e nossa região", declarou o pequeno produtor. 

Com pouco tempo de acompanhamento a Fazenda Santa Teresa já mostra mudanças. Além de um pasto saudável, projetos de irrigação para períodos de seca e alguns animais frutos de inseminação. Hoje a fazenda tem uma média de 300 cabeças de gados, com 60 vacas leiteiras produzindo 150 litros de leite por dia, apesar do período seco.

O visitante Clésio Guerra, da Fazenda Santa Marta – de Codó – também foi convidado a dar seu depoimento sobre o Projeto realizado em sua Fazenda. Com mais tempo de acompanhamento, o produtor ainda sente a necessidade de aprender mais a cada novo encontro. "É muito importante a realização de atividades como o Dia de Campo para multiplicar o efeito do projeto em outras regiões. Sempre tem alguma coisa para aprender em uma atividade como esta, além de ser uma satisfação, para o dono da propriedade, mostrar o que tem sido desenvolvido e uma satisfação, para os participantes, em estar aprendendo muito mais”, avaliou Guerra.

Para o consultor do Sebrae responsável pela atividade, Raoul Bidjeke, o Dia de Campo cumpriu seu papel em difundir os benefícios do Balde Cheio. “Estamos mostrando o trabalho que foi feito na fazenda do seu Odimar, mostrando a parte de manejo e de campo. O trabalho está iniciando, mas com certeza teremos o resultado esperado”, avaliou Bidjeke, que informou ainda que cerca de 100 propriedades rurais mandaram representantes às atividades. “Com certeza a unidade do Sebrae que atende a esta região poderá implementar a tecnologia Balde Cheio aos que se interessaram pelo trabalho", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário