11 março, 2014

Valéria Macedo enaltece entidade que luta contra o câncer na região tocantina

A deputada Valéria Macedo (PDT) enalteceu, na sessão desta terça-feira (11), o trabalho realizado pela Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer (Ampare) na região tocantina, que acaba de completar 10 anos de atuação no sudoeste maranhense.

Segundo a deputada, a Ampare, fundada em 8 de março de 2004, promove ações no sentido de orientar a sociedade sobre a prevenção e tratamentos do câncer e presta assistência aos pacientes da doença.

“A Ampare realiza um trabalho de importância inestimável. É uma entidade que atende pessoas de toda a nossa região, e realiza diversas ações de combate ao câncer, principalmente as campanhas de prevenção e a prestação de apoio emocional aos pacientes e seus familiares, não só de Imperatriz, mas de toda a região tocantina e também da região central do Maranhão”, destacou.

Valéria Macedo acrescentou que a Ampare mantém ainda uma casa de apoio para receber os pacientes de outras cidades, além de atuar junto aos poderes públicos para a implantação e ampliação do tratamento de câncer, na cidade de Imperatriz e em toda a região tocantina.

A deputada frisou que a presidente da Ampare, Gloria Cortez, celebra as principais conquistas dos 10 anos da instituição afirmando que, hoje, a região conta com o tratamento de quimioterapia pela rede pública de saúde e isso se deve em grande parte às reivindicações feitas pela Ampare. A outra conquista é o trabalho de apoio e orientação aos pacientes e seus familiares, através de visitas domiciliares e hospitalares, além da doação de cestas básicas e remédios.

Valéria Macedo afirmou que hoje a principal reinvindicação da Ampare é o credenciamento da radioterapia junto ao Serviço Único de Saúde (SUS). “É uma luta antiga, mas até os dias atuais a Ampare enfrenta muita resistência. Outra batalha enfrentada pela entidade é com relação ao tratamento de oncologia pediátrica, pois nossas crianças, quando acometidas pelo câncer, ainda precisam se deslocar juntamente com seus familiares para outros centros, para fazer o tratamento, principalmente ao Estado do Ceará, na capital Fortaleza”.

A deputada lembrou a realização de uma audiência pública na cidade de Imperatriz, com o objetivo da implantação com urgência da Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Municipal em Imperatriz. Valéria Macedo, na época, fez um requerimento, solicitando providências no sentido de acelerar a implantação e o funcionamento da Unacon, com a maior brevidade possível.

Ao encerrar seu discurso, Valéria Macedo anunciou uma Moção de Aplausos ao trabalho da Ampare na região tocantina.

“Este trabalho de voluntariedade, de solidariedade que ajuda salvar muitas vidas, é uma verdadeira doação a todos esses associados e, por esse motivo, também peço aprovação desta Moção de Aplausos de minha autoria à Ampare por se tratar de uma entidade que tem contribuído muito na luta contra o câncer na nossa região. Parabéns à Ampare e a todos os seus associados”, ressaltou a deputada  que, em apartes a seu discurso, ganhou manifestações de apoio dos deputados Carlinhos Amorim (PDT), Vianey Bringel (PMDB) e Hélio Soares (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário