19 março, 2014

Raimundo Cutrim questiona critérios de liberação de Emendas Parlamentares

O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) usou a tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (19), para questionar os critérios utilizados pelo Governo do Estado na liberação das Emendas parlamentares, aprovadas no orçamento de 2014, no valor de R$ 4 milhões para cada deputado. “Chegou a hora de o presidente da Casa tomar uma posição em relação à liberação das Emendas Parlamentares”, advertiu.

Segundo Cutrim, as Emendas foram pagas aos deputados do Governo e parte da Oposição, e agora foram liberadas as da área da Cultura, no valor de R$ 300 mil, para cada deputado, e foram pagas para mais de trinta deputados do Governo e Oposição. “Está aí a propaganda do governo, 24 horas, mostrando obras feitas com o dinheiro de Emendas nossas, que não foram pagas. Isso é crime de improbidade administrativa”, observou.

Raimundo Cutrim revelou que encaminhou ofício ao secretário de Estado de Planejamento indagando sobre os critérios utilizados para a liberação do dinheiro das Emendas, ressaltando que a liberação desse recurso não é pedido de favor ao Governo do Estado, uma vez que foram aprovadas no orçamento do Estado do Maranhão. “Se foram aprovadas no orçamento, elas têm de ser pagas independentemente de o Governo querer ou não. Aqui, no Maranhão, orçamento não funciona, é tudo um faz de conta”, frisou.

De acordo com Cutrim, a forma como vem se dando a liberação do dinheiro das Emendas dá a impressão de que o Governo virou uma propriedade particular, inclusive com a liberação de dinheiro de Emenda até para quem não é deputado. “O Ministério Público precisa apurar esse fato, mas, infelizmente, a Procuradora Geral de Justiça parece que está aí só de enfeite”, observou.

“Vamos recorrer à Justiça para que a gente possa definir a situação das Emendas. Se nós aprovamos o orçamento, esse dinheiro não pode ser dado para candidatos ou para comprar votos do Governo, tem que ser dado para o deputado”, defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário