13 março, 2014

União das Associações de Agricultores e SINPRORURAL se reúnem com comunidades que buscam apoio

A Coordenação da União das Associações dos Agricultores de Barra do Corda e o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra do corda, Zé Americano e Chicão Santana, respectivamente, estiveram no Assentamento PA. Ponta D`água (Associação das Cabeceiras) e  no Canto Bom II, neste último final de semana. Na oportunidade, levaram orientações de organização das Associações, atualizando o quadro dos seus sócios efetivos, palestras de boas praticas de convivência em grupo, além da busca de ações que visam solucionar suas demandas das políticas públicas que os governos tem para estas pessoas assentadas, como Projeto Produtivo PRONAF, Eletrificação rural junto à CEMAR, outras questões junto ao ITERMA E INCRA.

Muitos desses agricultores já fizeram várias comunicações aos referidos órgãos e as respostas tem sido morosas, com isto a maioria das famílias não aguentando as tantas dificuldades de permanecerem nos assentamento, buscam alternativas na zona urbana, sendo pedreiros, mototaxistas e etc. Ações estas que não são bem vistas pelos mesmos governos responsáveis pela liberações dos benefícios a estas pessoas dentro do sistema de reforma agrária do governo federal. Para estas pessoas é prometido no momento da entrada nas áreas de terras: Casa, eletrificação, água, acesso, posto médico, escola e projeto produtivo, mas estas políticas são burocráticas demais, assim demorando a chegada nos assentamentos e quando vão, chegam pela metade. 


O presidente do SINPRORURAL fez a entrega dos certificados aos produtores da comunidade Canto Bom II que participaram dos cursos de (administração de pequenas propriedades rurais, mandiocultura, associativismo e cooperativismo), promovidos pelo SENAR/MA em parceria com o sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário