07 março, 2017

Flávio Dino entrega equipamentos para impulsionar produção agrícola em 55 municípios

Para impulsionar a produção do homem do campo, o governador Flávio Dino entregou, nesta segunda-feira (5), mais equipamentos e máquinas para fortalecer a agricultura em 55 municípios do estado. 

Entre plantadeiras, patrulhas agrícolas, caminhões e kits de irrigação entregues, os implementos beneficiarão os produtores dos programas ‘Agropolos’ e ‘Mais Produção’.

Durante a cerimônia, o governador defendeu que investir nos pequenos produtores não é só uma política social, mas uma forte estratégia econômica, para que o país volte a crescer. 

“Hoje vamos entregar mais de 100 equipamentos, entre tratores, caminhões, resfriadores, enfim, um conjunto de insumos, implementos e equipamentos, para que esses produtores possam aproveitar o regime climático excepcional que o Maranhão tem para produzir mais alimentos, com isso melhorar a qualidade de vida das suas famílias, e ajudar a economia do estado”, destacou.
 
Além da aquisição de equipamentos, o Governo do Estado investe, a partir do programa ‘Mais Produção’, numa série de estímulos e incentivos a quem quer produzir, como a divulgação dos programas de financiamento dos bancos de fomento, por exemplo; assistência técnica; regularização fundiária. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, é importante não só produzir, melhorar a produção, mas também cuidar da comercialização e do processamento. 

“O programa, que já vem em implantação desde o ano passado por determinação do governador, tem investimento de mais de R$ 62 milhões, agora começa a chegar também de forma concreta e física. Vinha já tendo assistência técnica e agora também vários equipamentos estão sendo entregues exatamente para complementar”, pontuou o secretário.

Dentre as 10 cadeias produtivas do ‘Mais Produção’, três foram contempladas com a entrega dos equipamentos: a do arroz, a do leite e derivados e a de hortifrútis. Foram entregues 40 tanques de resfriamento de leite (15 para a Região Tocantina e 25 para a região do Médio Mearim), e um caminhão tanque, na cadeia produtiva do leite e derivados. Já na cadeia do arroz, foram entregues oito patrulhas agrícolas e oito plantadeiras.

Agropolos

Os Agropolos da Ilha, do Munim, da Barragem do Flores e do Rio Balsas receberam, cada um, uma patrulha agrícola. O Agropolo da Ilha, primeiro a ser implantado, recebeu um caminhão refrigerado para transporte das frutas e hortaliças produzidas pelas Unidades de Referência de Produção (URPs) e 30 agricultores receberão kits de irrigação por aspersão ou gotejamento, para incremento da sua produção. Os agricultores do Projeto Salangô também poderão contar, agora, com novos sistemas de irrigação: foram entregues 31 kits para que a produção de hortifrútis no perímetro irrigado seja fortalecida, como complemento às ações de revitalização que vem sendo realizadas desde 2015.

O produtor do Agropolo da Ilha, Valdinar da Silva de Sousa, trabalha há 15 anos na agricultura, recebeu um kit de irrigação e enalteceu o ineditismo de uma gestão do Governo do Estado em investir tanto no setor. 
 
“A dificuldade maior da agricultura é água com irrigação. E com esse kit, a gente já vai economizar, já vai aumentar a produção e vamos ver se continua essa parceria Governo com produtor, que está sendo muito ótima. Nenhum Governo tinha olhado assim pra gente, é muito diferente agora, estamos tendo acesso através do Agropolo, tem técnico lá dentro do campo, com visitas semanais e mensais”, relatou o produtor.

Emendas parlamentares

Na oportunidade, foram entregues outras 33 patrulhas agrícolas, frutos de emendas parlamentares dos deputados federais Zé Carlos do PT e Jucelino Filho, e dos estaduais Valéria Macedo, Hemetério Weba e Bira do Pindaré; além do início oficial da entrega de sementes de feijão do Programa Mais Sementes, que já distribuiu sementes de milho e arroz para esta safra no final de 2016.

Presidente da Famem destaca relação integrada do governador com prefeitos e deputados

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, prefeito do município de Tuntum, destacou o esforço que o governador Flávio tem feito para alavancar o desenvolvimento da agricultura no Maranhão. Uma ação que tem contado com o esforço integrado entre o governo do Estado, prefeitos e deputados.

“Essa integração entre o governo e os municípios é importante. O Governo tem essa visão, voltado para fazer essa aproximação com os municípios. Nestes primeiros dois meses nós tivemos aqui vários encontros no Palácio, para tratar de assuntos como saúde e a própria agricultura familiar”, disse Cleomar Tema.

Ele acrescentou que o governador, com essa visão social e produtiva, está no caminho certo, e que a Famem só tem que parabenizá-lo por essa atitude.

Tema aproveitou para parabenizar a bancada federal por ter destinado emendas para a aquisição de equipamentos agrícolas. “Eu mesmo aproveitei para parabenizar os deputados. Nosso estado tem vocação para a agricultura. Metade da nossa população vive no campo. O homem do campo precisa de assistência técnica e equipamentos para melhorar a atividade agrícola. Isso tudo gera emprego, gera renda”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário