19 março, 2017

‘Caravana Governo de Todos’ é aprovada pelos maranhenses

‘Caravana Governo de Todos’ foi aprovada pela população. (Foto: Karlos Geromy)
‘Caravana Governo de Todos’ foi aprovada pela população. (Foto: Karlos Geromy)
A primeira edição da ‘Caravana Governo de Todos’ passou pelas cidades de Palmeirândia, Bacurituba e São Vicente Ferrer, na Baixada Maranhense, ofertando uma série de serviços e ações para a população das três cidades e das redondezas. O projeto se estenderá ao longo do ano, alcançando todas as regiões do Maranhão, e foi aprovado pela população que teve acesso a serviços como consultas e exames médicos, emissão de documentos, recebimento de sementes para plantação na agricultura familiar e até orientações jurídicas. A Caravana representa o Estado ainda mais próximo de quem mais precisa.

Dona Maria de Alice, 61 anos, que mora em Palmeirândia, aproveitou para fazer exames de mamografia na Carreta da Mulher. “Acho muito bom, economiza a gente de pagar passagem. Então é um benefício, estou bem à vontade”, comentou. Uma ampla oferta de serviços para a saúde da mulher foi disponibilizada durante a passagem da ‘Caravana Governo de Todos’, que mobilizou vários órgãos do Governo do Maranhão, com a oferta de inúmeras ações.

O mototaxista Sanilton dos Santos, 40 anos, aproveitou para se imunizar contra a febre amarela, com os serviços disponibilizados pela Vigilância Epidemilógica, que garantiu todas as vacinas da rede pública de saúde para os municípios que receberam a ‘Caravana Governo de Todos’. “Estava passando e vim ver o que estava sendo oferecido. Tomei a vacina contra a febre amarela. É importante se prevenir”, contou.

Já a lavradora Nacione Pereira, 28 anos, também aproveitou a variedade de serviços da Caravana. “Achei muito boa essa ação. Vim vacinar meus três filhos e, agora, a carteirinha deles está em dias. Vou aproveitar para tirar os documentos deles”, comemorou.

Assim como Nacione Pereira, todas as pessoas que procuraram os serviços do Viva durante os dois dias de evento puderam, dentre outros serviços, contar com a 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, inscrições em concursos e outros serviços online, além de orientações ao consumidor e consultas ao NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família. Foi o caso de dona Maria de Lourdes Ferreira, 56 anos, que trouxe os netos David, 8 anos, e Aline, 6 anos, para tirar carteira de identidade: “É bom demais. Se não tivesse aqui, eu teria que ir para outro lugar. Gastar meu dinheirinho. Aqui economiza passagem e tempo”, declarou.

Governo do Estado realiza Escutas Pedagógicas em Palmeirândia. (Foto: Lauro Vasconcelos)
Durante a Caravana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu continuidade ao diálogo com professores da rede estadual de educação, com a ‘Escuta Pedagógica". A iniciativa inédita no Maranhão tem como foco principal para melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio, nas escolas públicas da rede estadual. Com as escutas, que foram iniciadas no dia 9 de fevereiro, na Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, a Seduc já ouviu mais de 5 mil professores das 19 URE’s, na primeira etapa. Nesta segunda fase, a Seduc está levando a ‘Escuta Pedagógica’ às cidades por onde a ‘Caravana do Governo de Todos’ passar.

O professor de geografia Saulo Rocha, afirmou ver com muita alegria a iniciativa de diálogo do poder público. “Não lembro quando houve algo dessa magnitude, dessa proporção. Você vê as pessoas que estão geralmente dentro de um escritório, de quatro paredes, saírem desses lugares e colocarem a mão na massa, literalmente. Então, virem visitar os municípios, numa grande caravana, com uma grande equipe de profissionais e sentir o que o nosso povo sente. Verem como estão as escolas, as condições do ensino e tentar ouvir. Sem duvida é uma revolução e a gente espera, com todo desejo, que siga uma realidade futura”, defendeu o professor.

O secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, destacou que é exatamente essa a proposta do Governo do Maranhão: manter o diálogo direto, ouvindo os desejos e anseios da população. “A ‘Caravana do Governo de Todos’ é mais uma ação exitosa do Governo Flávio Dino, que traz a presença do Governo e com ela traz, também, direitos e serviços, atendimentos e planejamento de novas ações”, destacou o secretário Márcio Jerry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário