28 março, 2017

Polícia Federal, o bem do Brasil é - Artigo de Pedro Cardoso da Costa

Nem mesmo o mais ingênuo policial federal tem dúvidas de que 99% dos políticos gostariam de ver um freio na força que a instituição conseguiu no Brasil ao passar dos anos. São operações complexas, e a cada dia cresce a hierarquia de empresas e instituições gigantescas pescadas pelos grampos da Federal.

Os de “baixo” regozijam-se a cada peixe grande pendurado no “anzol” da Polícia Federal, seguindo sem espernear. Parecem perceber o que é “ser gente”. Têm noção da enrascada que estão se metendo, da seriedade e do preparo da Polícia Federal. Sabem que dificilmente juízes e tribunais dóceis dificilmente terão argumentos para livrá-los de pagarem pelo que fizeram, como a prisão domiciliar da mulher do ex-governador do Rio de Janeiro. Só os filhos dela sentem falta de mãe.

A PF se tornou a instituição que mais inspira confiança aos brasileiros. E está preparada para os ataques virulentos dessa gente graúda, acostumada a comer o dinheiro da viúva impunemente. E, também, da investida da grande mídia, convenientemente do lado do poder político e do econômico.

Com a deflagração da Operação Carne Fraca o corporativismo se manifesta de forma impiedosa, compreensível de parte da mídia, pelos milhões que recebiam para exibir famosos estimulando o consumo de carne, pouco importando se está estragada ou não. Deveriam ser cobrados por isso quando aparecessem em público.

A crítica mais contundente seria quanto à forma “espalhafatosa e midiática” na apresentação da Operação e da generalização. Nenhum crítico aponta a forma e proporção corretas de como essas apresentações deveriam ser realizadas. Nem se dão conta de que o estardalhaço é feito pela própria mídia. São públicas, porque assim devem ser todos os atos da Administração Pública. Essa casta brasileira não está acostumada com as ações às claras. Se as apresentações fossem discretas seriam criticadas por falta de publicidade. E o governo gostaria que fosse sigilosa para acobertar tudo. Seguiria a cartilha de quem ensinou “que a gente mostra o bom e esconde o ruim”.

Se há generalização, essa ou vem da mídia ou de quem recebe a notícia. São poucos frigoríficos perto da imensidão, diz o presidente da República, citando números. Sua Excelência não menciona quantos foram investigados desse universo. E rebate apontando o rigor na fiscalização. Se tem uma coisa que não funciona neste país é qualquer órgão fiscalizador, a não ser a Receita Federal sobre os mortais, uma vez que os de cima levam milhões sem nenhum incômodo.

Também se queixam da falta de aviso prévio ao Ministro da Agricultura. É como colocar um investigado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado; ou a raposa tomando conta do galinheiro. Quando a Polícia Federal agir assim, sua reputação vai para a lata do lixo, como os políticos atuais, considerando a regra.

Como sempre no Brasil, o governo se encarregou de tomar todas as medidas, sendo a principal, apertar a fiscalização. Com isso, dá o atestado de que, se apertou depois das denúncias, é porque estava frouxa.

Fala-se em casos pontuais, mas se esquece de que no Brasil só não detecta corrupção até a chegada da Federal. Agora, a PF precisa apenas estender as operações para pegar alguns nichos, em especial a própria mídia, a área da medicina, da educação, e suas merendas, entre outros.

Pior de todo o episódio foi não demonstraram preocupação nenhuma com os 80% de consumidores internos. Todas as preocupações, medidas e atenções foram para os 20% exportados. Por eles, os brasileiros comeriam carne estragada pelo resto da vida.

O governo federal tem se mostrado o principal opositor da Polícia Federal e do Ministério Público, assim como de quaisquer instituições públicas que funcionem bem.

Pedro Cardos da Costa – Interlagos/SP
   Bacharel em direito

Pedro Cardoso da Costa é colaborador do blog Barradocordanews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário