13 março, 2017

Mulheres empreendedoras são homenageadas em Presidente Dutra

Sebrae e  Revista Balada Nett, realizam encontro de mulheres  empreendedoras com histórias de sucesso.


Cerca de 40 mulheres empreendedoras em Presidente Dutra, estiveram reunidas no auditório da regional do Sebrae, participando encontro Café entre Elas. A ação realizada pelo Sebrae e Revista Balada Nett, marcou a tarde do último dia 08 e proporcionou a troca de experiências entre mulheres que possuem histórias de garra e superação, para atualmente serem exemplos de sucesso no mercado de trabalho.

O objetivo do encontro foi homenagear a mulher que consegue tão bem desempenhar vários papéis dentro da sociedade e que ultimamente tem sido destaque no meio empresarial. Mulheres que coordenam suas casas, maridos, filhos e conseguem ainda se destacarem profissionalmente, mantendo a elegância e chame.
Na abertura do evento, o gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, José Noleto, enfatizou a notoriedade do crescimento da atuação da mulher enquanto empreendedora.

“Em nosso atendimento do ano passado, percebemos que a maioria de nossos clientes foram mulheres e o que notamos é que a mulher tem uma ação muito mais proativa dentro do cenário empreendedor, fazendo com que ela ocupe na direção de várias empresas, conduzindo empreendimentos inovadores aqui no município de Presidente Dutra", disse José Noleto.


Como parte da programação, também foi dado enfoque para a premiação criada pelo Sebrae que é destinada a mulher empreendedora, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que é realizado anualmente e já estão abertas as inscrições.

Na ocasião a gestora de projetos do Sebrae, Esther Freitas, explicou como funciona a premiação. "O Prêmio tem como objetivo identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras. Você conta sua história e como transformou  seus sonhos em realidade e  poderá ser homenageada e servir de exemplo para outras que possuem o mesmo sonho", esclareceu Freitas.

Como ápice do encontro, a palestra Mulheres Maravilhosas, conduzida pela consultora do Sebrae, Raquel Gomes, permitiu que de forma interativa as participantes contasse um pouco de suas histórias de superação.

A empresária Mirtes Muniz, 68 anos, foi uma das que relatou um pouco de sua trajetória enquanto empresária de destaque em Presidente e como sua história no empreendedorismo marcou vários momentos de Presidente Dutra, antes mesmo das mulheres conseguirem seu espaço no mercado de trabalho, ela já estava além.  Mirtes construiu um hospital, um hotel, um campo de futebol, a primeira galeria da cidade, um motel, um condomínio, além de sua contribuição social e política no município. 


"A mulher tem que lutar por sua independência. Plantar para colher frutos em uma velhice tranquila e não depender financeiramente dos filhos e marido. Sou feliz por tudo que construí, pela família maravilhosa, os amigos e tenho orgulho da minha história", disse a empresária.

A história da empreendedora Lúcia Moreira Costa, também foi destaque no evento. Lúcia começou o empreendimento há mais de 20 anos, assim que ficou desempregada e recebeu apoio de alguns amigos para colocar seu próprio empreendimento.

"Peguei R$600,00 que tinha na poupança e comecei a trabalhar. Encontrei o ponto ideal, mas diversos obstáculos atrapalhavam meu crescimento. Chorei muitas vezes, pois havia dias que não vendia nada. Cheguei a um ponto que estava muito desmotivada e foi quando encontrei o Sebrae, no ano de 2015. Depois de receber um convite, fui visitar a regional do Sebrae em Presidente Dutra, em seguida recebi a visita do gestor Allan em meu comércio. A partir daí comecei a participar do projeto de varejo. De lá para cá, já troquei minha fachada, fiz cursos e estou sempre atenta as sugestões e mudanças que me são sugeridas por quem entende do negócio, o Sebrae", relatou a empreendedora.

O evento encerrou com o café e um bate papo informal, onde as participantes puderam trocar ideias sobre o que havia sido tratado durante a palestra motivacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário