24 março, 2017

Etapas locais da II Conferência da Educação Indígena - CONEEI


A Unidade Regional de Educação de Barra do Corda acompanhou na semana de 08 a 15 de março nas Aldeias Três Irmãos (Barra do Corda), Escalvado (Fernando Falcão), El Betel (Jenipapo dos Vieiras), Juruá e Geralda Toco Preto (Itaipava do Grajaú) e Bacurizinho (Grajaú) respectivamente os Encontros Locais da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena-II CONEEI, realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação. 


Os encontros locais das Conferências nas comunidades educativas tem por objetivos discutir os avanços, impasses e desafios da Educação Escolar Indígena (EEI), a partir da I CONEEI; construir propostas para consolidação da política nacional de Educação Escolar Indígena; reafirmar o direito a uma Educação Escolar Indígena específica, diferenciada e bilíngue/multilíngue; e ampliar o diálogo para construção de regime de colaboração específico à Educação Escolar Indígena, fortalecendo o protagonismo indígena. instituir um espaço de debate e elaboração de propostas para a melhoria da qualidade das políticas de Educação Escolar Indígena com base na realidade local. 

Na oportunidade foram eleitos os delegados, sendo 03 (três) de cada município, que irão representar as escolas na etapa Regional e possivelmente na Nacional. 

A Unidade Regional de Educação de Barra do Corda foi representada pela Gestora Regional professora Eva Lúcia Nunes e pela Coordenadora da Educação Indígena professora Laurevania Araújo, em todos os municípios. 


A gestora Eva Nunes pontuou “ As conferências da Educação indígena tem sido uma experiência gratificante para todos nós, pois tem oportunizado o debate, a discussão e a sugestão de proposições para a melhoria dentro da realidade de cada etnia, ou seja, um espaço democrático de participação e valorização da educação indígena no Maranhão, agradecemos ao governador Flavio Dino e Secretário Felipe Camarão por esta grande oportunidade”, disse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário