08 março, 2017

I Conferência Estadual da Mulher e da Advogada discutirá equidade de gênero, representatividade e os desafios da família moderna



 
I Conferência Estadual da Mulher e da Advogada da OAB-MA que terá como tema “EQUIDADE DE GÊNERO, REPRESENTATIVIDADE E OS DESAFIOS DA FAMÍLIA MODERNA”, contará com grandes nomes do direito brasileiro e será realizada nos dias 9 e 10 de março no hotel Luzeiros, em São Luís.
O evento, coordenado pela Comissão da Mulher e da Advogada e pela Comissão de Direito de Família, faz parte da programação da Semana da Mulher realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional MA.

Destinado a profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuem no enfrentamento da violência contra a mulher e/ou com questões de gênero e também na área de Direito de Família, o evento tem como objetivos provocar a reflexão sobre as discriminações e violências sofridas pelas mulheres dentro e fora do âmbito familiar, a representatividade feminina em suas diversas dimensões na sociedade, o feminismo e os seus rótulos, além de contribuir para mudanças de posturas que promovam a equidade de gênero nas esferas públicas e privadas.

Durante o evento também serão debatidos temas do Direito de Família correlacionados com o papel desempenhado pelas mulheres no contexto da família moderna e da guarda compartilhada.

PROGRAMAÇÃO
A programação será aberta no dia 09 de Março (quinta-feira), às 19h, com a Palestra Magna de Abertura“EQUIDADE DE GÊNERO, REPRESENTATIVIDADE E OS DESAFIOS DA FAMILIA MODERNA”, proferida pela Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Eduarda Mourão. Em seguida, às 19:45h, haverá o painel “VIOLÊNCIA DE GNERO E A LEI DO FEMINICÍDIO – LEI Nº 13.104/15 que terá como palestrante Alice Bianchinni – Doutora em Direito Penal, Professora da Universidade do Sul/SC e da Rede LFG de ensino jurídico.

No dia 10/03 (sexta-feira), o evento será aberto às 08:45h, com o painel “IGUALDADE DE GÊNERO E A DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES PELA GUARDA COMPARTILHADA NO DIREITO BRASILEIRO”, que terá como palestrante Bruno Alberto Guimarães, Secretário da Comissão do Direito de Família da OAB/MA. Em seguida, às 10:30h será aberto o painel “CONCEPCÕES SOBRE O MODERNO CONCEITO DE FAMÍLIA”, que terá como palestrante, Cláudia Paranaguá - Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito de Família e Sucessões. 

O evento prossegue à tarde, às 14:30h, com o painel “POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE IGUALDADE DE GÊNERO”, que terá como palestrante  Sônia Amaral – Juza de Direito do Tribunal de Justia do Maranhão. Às 16:45h será a vez do painel de encerramento do evento: “FEMINISMO E A DESCONSTRUÇÃO DE RÓTULOS” que terá como palestrantes Fernanda Marinela – Presidente da OAB/AL e Presidente de Honra da Comisso Nacional da Mulher Advogada, professora da Rede de Ensino LFG e  autora de diversas obras jurídicas Nelma Costa Sarney, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão.

EXPOSIÇÃO “OUTROS OLHARES”
A exposição fotográfica intitulada “Outros Olhares” também compõe a programação do evento e tem como objetivo desvendar as inúmeras expressões e as diferentes percepções sobre o feminino, reacendendo as discussões sobre equidade de gênero, família e  representatividade da mulher na sociedade atual. O desafio é explorar o tema sob uma perspectiva poética, traduzindo em imagens, discursos, sentimentos e emoções.

A mostra propõe o diálogo visual entre os trabalhos das fotógrafas Danielle FilgueirasFafá LagoIsa GomesLili SantosStephannie Éssi e Wanessa Dias, que adotam técnicas, estilos e linguagens distintas em suas produções.

Ao todo, são 18 fotografias, coloridas e P&B, que possibilitam ao espectador a pluralidade estética, a (res)significação da figura feminina e as convergências de pensamento sobre o tema.

INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março pelo site da Escola Superior de Advocacia- ESA (www.oabma.org.br/esa). Para advogados e estagiários adimplentes as inscrições são gratuitas. Para os demais interessados e profissionais o valor é de R$80,00 e estudantes R$40,00.
A participação no evento dará direito a 20 horas de atividades extracurriculares.
 

 DATA  PROGRAMACÃO
9/3
Exposição fotográfica “Outros Olhares”- dias 9 e 10, aberta ao público. Com trabalhos das fotógrafas Danielle FilgueirasFafá LagoIsa GomesLili SantosStephannie Éssi e Wanessa Dias.
17h Credenciamento
18h Solenidade de Abertura
19h Palestra de Abertura “EQUIDADE DE GÊNERO, REPRESENTATIVIDADE E OS DESAFIOS DA FAMÍLIA MODERNA”
Palestrante: Eduarda Mourão - Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada
19h30 INTERVALO
19h45 Painel “VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A LEI DO FEMINICÍDIO – LEI Nº 13.104/15”
Palestrante: Alice Bianchini - Doutora em Direito Penal, Professora da Universidade do Sul/SC.
Presidente: Maria de Ribamar F. Cardoso - Membro da CMA/MA, doutoranda em Direito com ênfase em Direito Penal
Debatedora: Selma Regina Souza Martins - Promotora de Justiça da Mulher

ENCERRAMENTO: HOMENAGEM ÀS MULHERES VITIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.
10/3
MANHà

08h Credenciamento
08h45 Painel “IGUALDADE DE GÊNERO E A DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES PELA GUARDA COMPARTILHADA NO DIREITO BRASILEIRO
Palestrante: Bruno Alberto Guimarães, Secretário da Comissão do Direito de Família da OAB/MA
Presidente: Vivian Bauer – Presidente da Comissão de Família da OAB/MA;
Debatedor: Jorge Bezerra Ewerton Martins, Vice-Presidente da Comissão do Direito de Família da OAB/MA
10h15 INTERVALO e Coffee break
10h30 Painel “CONCEPCÕES SOBRE O MODERNO CONCEITO DE FAMÍLIA”
Palestrante: Cláudia Paranaguá – Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito de Família e Sucessões
Presidente: Alexandre Assainate
Debatedora: Joseane de Jesus Correa Bezerra, Juíza de Direito da 3ª Vara da Família de São Luís
12h Intervalo para almoço (adesão)
10/3
TARDE

14h30 - Painel “POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE IGUALDADE DE GÊNERO”;
Palestrante: Sônia Amaral – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão;
Presidente: Larisse Barros;
Debatedora: 
Kasumi de Jesus Ericeira Tanaka, Delegada de Polícia da Mulher de São Luis
16h30 INTERVALO e Coffee break
16h45 Painel “FEMINISMO E A DESCONSTRUÇÃO DE RÓTULOS”
Palestrantes: Fernanda Marinela – Presidente da OAB/AL e Presidente de Honra da Comissão Nacional da Mulher Advogada, professora da Rede de Ensino LFG e  autora de diversas obras jurídicas e Nelma Costa Sarney, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Presidente: Nereida Cristina Batalha – Presidente da Comissão da Mulher e da Advogada OAB/MA
18h Encerramento


SERVIÇO:
Evento: I Conferência Estadual da Mulher e da Advogada da OAB-MA
Tema: 
“EQUIDADE DE GÊNERO, REPRESENTATIVIDADE E OS DESAFIOS DA FAMÍLIA MODERNA”,
Data: 9 e 10 de março
Local: Hotel Luzeiros, em São Luís.
Inscrições: Site da Escola Superior de Advocacia-ESA (www.oabma.org.br/esa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário