24 fevereiro, 2016

Sarney é citado em mensagens de executivos da Andrade Gutierrez e da Oi

Sarney1 
Em reportagem na segunda-feira (22) da Folha de São Paulo, o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) é citado na troca de mensagens sobre a articulação para a saída de Emília Ribeiro, conselheira da Anatel, que era contra uma tentativa de acerto da Oi para a compra da Brasil Telecom em 2012. Na época, a Oi tinha como uma de suas controladoras a empreiteira Andrade Gutierrez. As mensagens estão sendo investigadas na operação Lava Jato.

Os torpedos sobre a articulação para afastar a conselheira da Anatel foram encontrados no celular de Otávio Marques de Azevedo, entre setembro de 2012 e janeiro de 2013. Otávio Marques de Azevedo é o principal executivo da Andrade Gutierrez. Ele ficou preso por oito meses a partir das investigações da Lava Jato e está respondendo a acusações de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

Em uma das mensagens reveladas pela Folha de São Paulo, João de Deus Pinheiro Macedo, diretor de planejamento da Oi, avisa Azevedo que recebeu uma mensagem de “caipirinha” – que seria João Rezende, presidente da Anatel. “Aperte a blitz [contra a conselheira]. O ministro reclamou dela para o Renan [Calheiros]. E ficaram de conversar semana que vem junto com o Sarney. É importante desmobilizar ela (sic)”, dizia a mensagem de “caipirinha”.

Outra mensagem de João de Deus para Azevedo se refere a José Sarney como “Bigode” e a Emilia Ribeiro como “Bigoduda”. “Bigoduda procurou Bigode e (ilegível) sobre recondução. Bigode falou com as 2 mulheres. Alagoas designado para tratar”.

A reportagem da Folha afirmou que a Oi não quis comentar o teor das mensagens encontradas pela Lava Jato e que o advogado que cuida do caso de Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, não enviou resposta. A reportagem também tentou falar com João de Deus Pinheiro Macedo, mas não obteve contato. (Maranhão da Gente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário