11 setembro, 2013

Valéria discute saúde pública em conferência em Ribamar Fiquene

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT), presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, participou, na cidade de Ribamar Fiquene, da VIII Conferência Municipal de Saúde.

A conferência, que teve como tema “A Busca da Consolidação das Redes de Atenção no Sstema Único de Saúde”, teve a mesa composta além da deputada, do prefeito do município Israel Ribeiro, o “Vasco”, do presidente da Câmara Júlio Cesar, secretário de saúde Edmilson Macedo e o presidente do Conselho de saúde Tárcis Frazão, além de palestrantes como a promotora de Justiça da Promotoria de Saúde de Imperatriz Manuella Peixoto, a qual teve brilhante e esclarecedora participação.  

Em sua fala, Valéria abordou a importância da conferência, através da qual o governo municipal e a sociedade discutem o planejamento da saúde para os próximos dois anos, além da eleição do novo conselho municipal de saúde, órgão deliberativo, consultivo.

A deputada falou sobre vários temas da saúde, dentre os quais a questão da participação popular, da imperiosa necessidade de planejamento, da priorização da atenção básica, da intrincada questão do financiamento tripartite entre União, estado e município. Tratou da questão relativa a Programação Pactuada Integrada, dos sistemas de média e alta complexidade.

A deputada disse que o conceito de saúde não é apenas a ausência de doença, mas o bem estar físico, psicológico e social que dependem de vários fatores, como adequada alimentação, moradia, educação, boas condições de trabalho, saneamento, dentre outros fatores.

“Nosso gabinete continua a disposição do prefeito Vasco, dos vereadores e de qualquer munícipe de Ribamar Fiquene. Estar aqui participando dessa conferencia para mim é uma honra”, disse Valéria agradecendo o convite para mais uma vez estar em Ribamar Fiquene.

A promotora Manuella Peixoto fez brilhante exposição de sua experiência frente a Promotoria de Saúde em Imperatriz. Abordou a primazia da atenção básica. Para a promotora a saúde básica em pouco tempo estará em pleno funcionamento. O sistema é bom, é possível, é factível. Basta que se faça o dever de caso.

Abordou a questão da importância do conselho, da transparência, do controle social, dentre outras questões relevantes.

O município de Ribamar Fiquene está dentro dos cerca de 20 municípios que recebeu hospital de 20 leitos do estado, o qual infelizmente ainda não foi entregue a população. As informações  são de que não ocorreu ainda um entendimento relativo ao financiamento do funcionamento do referido hospital. “A população aguarda com ansiedade o funcionamento desse hospital”, disse Valéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário