17 setembro, 2013

Prefeitura inicia treinamento de técnicos para implantação do Registro Geral da Atividade Pesqueira em Barra do Corda


A Prefeitura de Barra do Corda, através da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca inicia nessa semana de 16 a 20 de setembro de 2013 o treinamento de técnicos para realização das inscrições e cadastramento dos pescadores, aquicultores e criadores em tanque , o qual será realizado através do Sistema Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

O treinamento visa o mapeamento, registro, acompanhamento e execução das atividades de pesca, aquicultura e produção no município através de ações que venham subsidiar as atividades já realizadas na região, entre as mesmas a reativação da Colônia de Pescadores de Barra do Corda e a criação do Sindicato dos Pescadores.

Para o Prefeito Eric Costa, “é de extrema importância a formalização da atividade destes profissionais, que, de posse do registro geral de atividade pesqueira, poderão potencializar suas receitas através de parcerias com o Governo Federal, através da inscrição dos mesmos em Programas Sociais para o fornecimento de pescados para instituições como hospitais e escolas do município. A Prefeitura tem sido parceira dos pescadores e estamos dando total apoio para a melhoria geral dessa atividade em Barra do Corda, com o objetivo de fortalecer cada vez mais o setor”, concluiu.

A SECMAAP já iniciou esse registro por iniciativa própria, considerando as necessidades dos mesmos, e depois da semana do dia 20 de setembro do corrente ano estará enviando os dados ao Ministério da Pesca e Aquicultura, conforme a presença dos pescadores, aquicultores e criadores em tanque os quais tem que se dirigir a Secretaria para formalização do registro e assinatura do mesmo.

Segundo o secretário Jonaton Junior, é de extrema importância que os pescadores, aquicultores e criadores em tanque se dirijam com urgência a secretaria depois do dia 23 de setembro, para a formalização do seu registro através do SINPESQ – Sistema Nacional de Informação da Pesca e Aquicultura / SisRGP – Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira”.

Segundo a SECMAAP a importância desse registro vai mais além, “dessa forma poderemos criar a Sede dos Pescadores e demandar necessidades econômicas que estão sendo levadas para outros municípios que não seja o nosso” afirmou ainda Jonaton Junior, referindo-se aos pescadores que estão cadastrados na Colônia de Joselândia-MA.

ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário